Paulo Gustavo não tem mais hemorragias, diz boletim médico; quadro ainda é grave

Ator segue com a utilização de ventilação mecânica e ECMO, um pulmão artificial

Escrito por Redação ,
Diariamente, a família de Paulo Gustavo divulga boletins médicos sobre o estado de saúde do ator
Legenda: Diariamente, a família de Paulo Gustavo divulga boletins médicos sobre o estado de saúde do ator
Foto: Reprodução/Instagram

O ator Paulo Gustavo segue internado e em estado grave no Rio de Janeiro, segundo informou o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (15). O carioca está hospitalizado devido à Covid-19 desde o dia 13 de março. A equipe médica diz que o artista não apresenta mais hemorragias e está mais confiante na recuperação.

As complicações pulmonares demandaram várias intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos. Em comunicado, a equipe médica informou que conseguiu sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas —  conexão entre a cavidade pleural e o brônquio com vazamento de ar persistente — em Paulo Gustavo. O paciente permanece utilizando ventilação mecânica e Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO).

Veja também

"Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias. 

A situação clínica do paciente, embora ainda crítica, traz à equipe profissional mais confiança em sua recuperação. Estamos cientes de que ainda temos um caminho pela frente. A dedicação e a experiência dos médicos e demais profissionais do hospital tem proporcionado o melhor tratamento ao paciente, seguindo o que há de mais atual conforme os principais centros hospitalares internacionais", explica o comunicado da equipe médica.

Ainda em comunicado, a família do ator agradeceu as correntes de orações promovidas por amigos e fãs. "A família do ator agradece muito todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus".

Como ocorreu a internação de Paulo Gustavo

Paulo Gustavo foi internado no dia 13 de março após testar positivo para a Covid-19, informação divulgada pela assessoria dele dois dias depois. Ele chegou a apresentar melhoras após os cuidados médicos iniciais.

Após uma semana, no dia 21 de março, o ator precisou ser intubado por apresentar dificuldade para respirar. O marido dele, Thales Bretas, disse, na ocasião, que a medida era "mais um passo na cura da infecção".

O ator respondeu bem ao tratamento e chegou a ter evolução nos dias posteriores. Contudo, no dia 2 de abril, Paulo Gustavo mostrou piora no estado de saúde, passando a ter necessidade da ECMO para respirar.

Veja também

Dois dias após a aplicação da técnica, o ator precisou passar por uma pleuroscopia, o que ajudaria a equipe médica a verificar a condição dos pulmões dele. 

Já na última quarta-feira (7), Thales Bretas informou que Paulo Gustavo precisou de uma transfusão de sangue, uma vez que ele ficou "anticoagulado" e perdeu "um pouco de sangue" devido ao ECMO.

Depois de ficar com quadro clínico estável, o ator voltou a apresentar pioras. Um dia após os novos sinais de gravidade, a humorista Tatá Werneck divulgou que ele estava melhorando. Na última terça-feira (13), o paciente completou um mês de internação.

Assuntos Relacionados