Paulo Gustavo chega a um mês internado com Covid-19; confira detalhes do quadro do ator

Último boletim oficial do ator ressaltou estado grave, mas informações de amigos constataram melhora na segunda (12)

Escrito por Redação ,
Paulo Gustavo em foto com terno preto
Legenda: Paulo Gustavo foi internado com Covid-19 no dia 13 de março deste ano
Foto: Globo/Victor/Pollak

O ator e humorista Paulo Gustavo completou um mês de internação nesta terça (13) por causa da Covid-19. Em março, ele deu entrada em um hospital no Rio de Janeiro e, dias depois, foi intubado devido às complicações da doença. Agora, segue em estado crítico, mas apresentou melhora na segunda (12).

O quadro, segundo a equipe médica, continua estável, mas Paulo Gustavo já passou por diversos procedimentos que demonstram a gravidade do caso. Ainda segundo a última atualização, comunicada por Tatá Werneck, uma das amigas do artista, a segunda-feira foi um dia de melhora gradual.

Legenda: Tata Werneck tem falado sobre as oração para a recuperação de Paulo Gustavo
Foto: reprodução/Twitter

Nesse meio tempo, o tratamento dele tem sido divulgado também pelos familiares e pelo marido, Thales Bretas. Confira abaixo alguns dos detalhes da internação de Paulo Gustavo neste último mês:

Internação em março

Paulo Gustavo foi internado no dia 13 de março, exatamente há um mês, logo após testar positivo para o vírus e iniciar tratamento domiciliar. Hospitalizado por precaução, as respostas aos cuidados médicos estavam surgindo, mas a intubação foi necessária para recorrer à ventilação mecânica.

Ainda assim, a equipe médica ressaltou que o quadro era de estabilidade, e que o ator estava consciente da medida adotada pelos profissionais do hospital.

A internação, inclusive, aconteceu após leve melhora no quadro de saúde. No boletim da época, apontou-se que o corpo estava reagindo dos pontos de vista "clínico, laboratorial e tomográfico".

Dias após ser intubado, no dia 25 de março, a novidade vinda dos familiares era de uma melhora considerável. Apesar de lenta, a evolução favorável parecia progressiva.

Pulmão artificial

No entanto, logo um dia após a melhora constatada, Paulo Gustavo voltou a ter agravamento da saúde. De acordo com Thales Bretas, o ator passou a ser submetido à terapia de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), uma espécie de pulmão artificial.

Em publicação no Instagram, Thales deixou a positividade para a recuperação do marido. "Eu falei que vamos ficar velhinhos juntos! E assim que vamos comemorar nossas bodas de ouro! Tenho certeza!", escreveu.

Thales Bretas pede por recuperação de Paulo Gustavo
Legenda: O marido do ator disse em diversos depoimentos que acredita na recuperação dele
Foto: reprodução/Instagram

Pleuroscopia na UTI

Diante dos novos tratamentos, a equipe médica também conduziu, no último dia 3 de abril, uma pleuroscopia no ator. Dessa forma, uma fístula bronco-pleural, que estava dificultando a ventilação mecânica, foi corrigida.

De acordo com especialistas, essa fístula bronco-pleural mostrava que o paciente havia apresentado vazamento de ar dos brônquios para a pleura, movimento que não é correto no corpo humano.

Thales Bretas e Paulo Gustavo juntos
Legenda: Thales Bretas tem publicado atualizações constantes sobre o estado de saúde do comediante
Foto: reprodução/Instagram

Logo depois, nos dias seguintes, o ator também precisou de transfusões de sangue, já que precisa estar anticoagulado durante a internação na UTI, e ainda passou por uma toracoscopia.

Atualização do estado de saúde

A última notícia sobre o tratamento de Paulo Gustavo contra a Covid-19 veio na tarde de segunda (12). Apesar das informações de complicações pulmonares e hemorrágicas no domingo (11), Tatá Werneck comemorou uma nova melhora.

"Hoje é dia de Vitória! Hoje é dia de cura! Para o Paulo Gustavo. Para todos que precisam. Senhor, meu amor pelo senhor é tremendo! É inabalável!", escreveu a atriz. Entretanto, o estado do ator segue definido como grave.

Assuntos Relacionados