Relembre 10 momentos marcantes em que artistas cearenses e nacionais chamaram atenção do Brasil e do mundo em 2024
De Pabllo Vittar a Machado de Assis, confira lista de retrospectiva de fatos marcantes da cultura e arte deste ano
Artista nacional com destaque internacional, ícone de renome global voltando as atenções para o Brasil e cearenses chamando a atenção de nomes do País e do mundo foram constantes no cenário da arte e da cultura em 2024.
O Verso separou alguns dos momentos mais marcantes de repercussão de artistas cearenses e brasileiros que se destacaram em nível nacional e internacional ao longo do ano. Confira a lista!
Beberibe, forró e Ceará no Festival de Cannes
Pela primeira vez na história do Festival de Cannes, um filme gravado no Ceará, com direção, elenco e equipe majoritariamente cearenses, disputou a Palma de Ouro, o prêmio máximo do prestigiado evento francês.
O privilégio foi de “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, thriller erótico gravado em Beberibe e protagonizado por Iago Xavier, Nataly Rocha e Fábio Assunção. No evento francês, o tapete vermelho chegou a ser embalado pelo sucesso “Coração” na versão do Aviões do Forró. Já na trama da história, o hit foi “Pega o Guanabara e Vem”.
“Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres conquistam o Brasil e o mundo
A estreia mundial do longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, foi marcada com o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza deste ano, entregue aos roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega. Desde então, a obra tem sido reconhecida no Brasil e no mundo.
No País, o filme já é a maior bilheteria do cinema nacional do pós-pandemia. Até o fechamento desta matéria, são quase 3 milhões de espectadores e ele está no top 5 de maiores bilheterias do ano, acima de blockbusters como “Planeta dos macacos - O reinado” e “Venom - A última rodada”.
“Ainda Estou Aqui” é, ainda, um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme Internacional — já tendo sido pré-indicado ao prêmio — e a protagonista Fernanda Torres também tem figurado nas bolsas de apostas para a categoria de Melhor Atriz.
Pabllo Vittar nas paradas internacionais
A drag queen maranhense Pabllo Vittar já havia feito parcerias com artistas estrangeiros antes — da britânica Charli XCX à mexicana Thalía —, mas foi em 2024 que músicas da artista, tanto solo quanto feats, mais repercutiram mundialmente. A versão de “São Amores” assinada pela drag, lançada em abril no álbum “Batidão Tropical Vol. 2”, viralizou especialmente na América Latina a partir de “dancinha” do TikTok.
Já “Alibi”, parceria de Pabllo com as cantoras Sevdaliza e Yseult, chegou ao 16º lugar da Billboard Global 200, uma das principais paradas mundiais. O trio também figurou no top 200 do Spotify dos EUA e chegou ao top 10 em países como Brasil e França. Não foi à toa que, em junho, o The New York Times atestou: “A próxima grande drag queen do mundo é brasileira”.
Anitta leva “Funk Generation” para o mundo
Projeto da carioca Anitta voltado para a popularização global do funk brasileiro, o álbum “Funk Generation”, lançado neste ano, trouxe diversos reconhecimentos para a artista, já estabelecida no mercado mundial da música nos últimos anos com músicas de pop e reggaeton.
Com o álbum e os singles do trabalho, Anitta figurou nas listas de indicações e vitórias de importantes prêmios globais. No VMA, por exemplo, saiu vencedora na categoria de Melhor Videoclipe Latino por "Mil Veces". No EMA, foi a primeira brasileira a ser indicada em três disputas. A coroação veio com a divulgação de indicações do Grammy, com "Funk Generation" indicado na categoria Melhor Álbum de Pop Latino.
MPB lotando estádios na turnê “Caetano & Bethânia”
Após mais de 40 anos sem cantarem juntos nos palcos, os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia presentearam os fãs brasileiros com uma turnê especial que vem rodando o País. “Caetano & Bethânia” vem circulando por estádios de futebol em diferentes cidades, evidenciando a relevância da dupla na música brasileira.
Sete capitais foram inicialmente contempladas pelo anúncio inicial da turnê, agenda que foi alargada e passou a contar, também, com Fortaleza. Na Capital, os irmãos apresentaram repertório fino para um Castelão lotado de fãs em novembro. Os shows seguem em 2025.
Com brasileiros, Madonna celebra carreira em Copacabana
Ícone global, a cantora Madonna escolheu o Brasil para encerrar a “Celebration Tour”, turnê comemorativa de 40 anos de carreira. A artista fez um show marcante, grandioso e gratuito em maio deste ano nas areias da Praia de Copacabana.
Após semanas de especulação, a apresentação, que foi patrocinada pelo banco Itaú, foi confirmada em março. A artista recebeu no palco nomes como Pabllo Vittar e Anitta, cantou para mais de 1,6 milhão de pessoas e causou repercussão até na seara política. Para 2025, o prefeito do Rio Eduardo Paes vem prometendo show de outro nome de peso: Lady Gaga.
Wagner Moura lidera bilheteria dos EUA
Com carreira consolidada nos Estados Unidos, o baiano Wagner Moura teve em 2024 novos níveis de repercussão. Um filme protagonizado por ele chegou a liderar as bilheterias do país. “Guerra Civil”, de Alex Garland, arrecadou US$ 25,7 milhões no fim de semana de estreia nos EUA.
O brasileiro já havia recebido diversos reconhecimentos no País, como uma indicação ao Globo de Ouro pelo papel de Pablo Escobar na série “Narcos” (Netflix), mas o sucesso comercial e de crítica à frente do longa distópico gabaritou Moura para voos maiores.
Machado de Assis e “Brás Cubas” são pop
Bastou a escritora e influenciadora Courtney Henning Novak produzir um vídeo louvando "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, para que a obra de 1881 retornasse ao interesse do grande público.
A influencer destacou, em especial, a tradução para inglês do texto, o que chamou atenção também para Flora Thomson-DeVeaux, responsável pela elogiada tradução da obra de Machado
Na Amazon dos EUA, a obra chegou ao 1º lugar de vendas na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha após a viralização. No Brasil, tanto Machado e “Brás Cubas”, quanto a própria Courtney se popularizam.
A estadunidense definiu a obra como o “melhor livro já escrito” e, com o elogio, caiu nas graças do público brasileiro. Courtney tem, desde então, divulgado outras obras da literatura nacional e está estudando português.
Brega funk cearense da Cia 085 impressiona Anitta
Grupo de dança cearense de brega funk, a Cia 085 desponta nas redes sociais com viralizações de coreografias impressionantes de sucessos mundiais. Neste ano, o viral de uma dança inspirada em um sucesso da cantora Anitta levou os dançarinos a dividirem o palco com a própria artista.
No Ensaios da Anitta de 2024 em Fortaleza, a Cia 085 fez participação especial na apresentação. O viral veio a partir de uma coreografia original de “Bota Niña”, lançamento da artista carioca. No evento, a cantora apresentou o grupo e chegou a sentar no chão para apreciar a performance.