Escritora dos EUA que viralizou ao ler Machado de Assis elogia Clarice Lispector: 'Tive arrepios'

Courtney Henning contou que, desde que leu as obras do brasileiro, recebeu muitas indicações para conhecer a autora

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Colagem com imagens de Courtney Henning Novak e de Clarice Lispector. Escritora dos EUA que viralizou ao ler Machado de Assis elogia Clarice Lispector: Tive arrepios
Legenda: Escritora de origem ucraniana foi naturalizada brasileira nos anos 1940
Foto: reprodução/redes sociais e Arquivo Nacional

A escritora norte-americana e influenciadora Courtney Henning Novak, que viralizou no Brasil ao ler obras de Machado de Assis, revelou, nessa terça-feira (16), estar obcecada por outra autora clássica da literatura brasileira: Clarice Lispector.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a criadora de conteúdo disse que recentemente terminou de ler "A Hora da Estrela". O livro, de 1977, é o último romance publicado pela escritora e é considerado um dos mais famosos de Lispector. 

Veja também

Na postagem, Courtney Henning contou que, desde que leu as obras de Machados de Assis, recebeu muitas indicações para conhecer a autora de origem ucraniana e naturalizada brasileira. Aos seguidores, ela detalhou que, antes de conferir as recomendações, criou expectativas altas — que foram atendidas pela escritora.

Como vocês conseguem continuar vivendo normalmente depois de ler Clarice Lispector?" 
Courtney Henning Novak
Escritora e influenciadora

A influenciadora também contou que não conseguiria selecionar um trecho do livro que mais gostou, pois teria que citá-lo por inteiro. "Não consigo ler as passagens que eu mais amei, porque teria que ler o livro inteiro. [...] Ela inventou sua própria maneira de escrever", elogiou a norte-americana.

A criadora de conteúdo sobre literatura relatou ainda que o livro despertou nela diversas reflexões sobre questões existenciais, solidão e conexão. "Quando estava lendo as últimas cinco, dez páginas, tive arrepios por todo o corpo". Por fim, Courtney Henning disse que já encomendou outras obras de Clarice para ler.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026