Taís Araújo denuncia Manuela Dias à Globo após discussão por 'Vale Tudo', diz colunista
A atriz teria proposto discussão sobre a representação de mulheres negras na teledramaturgia.
A atriz Taís Araújo denunciou Manuela Dias ao compliance da TV Globo, setor responsável por analisar condutas internas da emissora, segundo o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo. A situação teria se iniciado após discussão entre elas sobre a personagem Raquel, protagonista da novela "Vale Tudo".
As informações apontam que Taís chegou a procurar a autora para conversar sobre a representação de Raquel, mulher negra na nova versão, em comparação ao que era esperado para a protagonista.
Segundo a coluna da Folha, tanto a atriz como a emissora preferiram não se posicionar sobre o caso. E Manuela Dias não teria retornado os contatos feitos pelo colunista.
Veja também
Uma das análises do setor de compliance diria respeito ao teor da conversa entre as duas. Taís teria relatado a Manuela que entidades do movimento negro de que faz parte relataram decepção com os rumos de Raquel na trama.
Além disso, a atriz teria dito que a personagem era mais uma protagonista negra a passar por sofrimento extremo, algo diferente do previsto no início do folhetim. Taís, então, chegou a relatar descontentamento com as mudanças feitas por Manuela Dias no texto.
A autora, entretanto, discordou, o que teria gerado uma forte discussão entre as duas. Conforme a coluna, Taís procurou o compliance da Globo logo em seguida, com o objetivo de ajudar a discutir a representação de pessoas negras em novelas.
Toda a situação teria ocorrido antes de Taís expor a chateação sobre Raquel em entrevista à Revista Quem. Por conta disso, Manuela também teria formalizado denúncia contra a atriz por quebra do código de ética da empresa.
Raquel perdeu espaço na novela
Diante do imbróglio entre autora e atriz, espectadores perceberam como a protagonista perdeu espaço, aos poucos, dentro do desenrolar da trama de "Vale Tudo".
No fim da novela, por exemplo, Raquel se limitava a aparecer em cenas de merchandising, sem qualquer relevância para os enredos que conduziam grandes eventos, como foi o caso com a morte de Odete Roitman.
Manuela Dias e Taís Araújo não mantêm mais contato, segundo também apontou a coluna. A atriz, inclusive, não foi a única a demonstrar decepção diante da trama, já que Luís Melo, o Bartolomeu, confessou ter esperado mais da produção.