Acidente em metrô do Benfica deixa três funcionários inconscientes

Um detector de gás registrou que havia alta concentração de monóxido de carbono no ambiente

Escrito por Raísa Azevedo e Kilvia Muniz ,
Acidente em metrô do benfica deixa 3 funcionários inconscientes
Legenda: Os funcionários estavam fazendo uma manutenção na rede elétrica quando aconteceu o acidente
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um acidente na parte subterrânea da estação do metrô no bairro Benfica, em Fortaleza, deixou três vítimas inconscientes na noite desta sexta-feira (6). De acordo com major do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), Aloísio Freitas, as vítimas são três funcionários de uma empresa terceirizada que estavam fazendo uma manutenção na rede elétrica.

Monóxido de carbono

Bombeiros chegaram ao local para atender a ocorrência por volta das 19h. Um detector de gás registrou que havia alta concentração de monóxido de carbono no ambiente. Provavelmente isso foi proveniente de uma bomba de sucção, ainda de acordo com o major. O monóxido de carbono (CO) é um gás inflamável, inodoro e perigoso devido à grande toxicidade.

Assista ao vídeo

Um homem foi socorrido pela própria administração do Metrofor e dois foram retirados pela equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros. "Os três inconscientes, mas respirando, foram entregues à equipe do Samu para fazer os primeiros socorros e conduzidos ao hospital", relatou Aloísio Freitas. 

Estação de metrô no Benfica
Legenda: Estação de metrô já foi liberada pelos bombeiros
Foto: Thiago Gadelha

O acidente aconteceu a uma profundidade de 8 metros do subsolo em um espaço da rede interna subterrânea do Metrofor, que dá suporte à rede do próprio metrô. Os funcionários estavam fazendo uma manutenção na rede elétrica quando ficaram inconscientes.

Vítimas foram encaminhadas ao IJF

A operação já foi encerrada e as vítimas estão todas em atendimento no Instituto Doutor José Frota (IJF). As equipes de socorro do Corpo de Bombeiros também estão realizando a desmobilização e o metrô  já foi liberado para o uso. O CBMCE ressalta que não houve prejuízo para o funcionamento do metrô.

Os funcionários foram identificados como Francisco Cleberson, Iranzir Mendes e Marcos Pinheiro, que trabalhavam para uma empresa terceirizada de serviço.

Veja também

Ainda segundo o major Aloísio Freitas, os homens foram encontrados por um quarto funcionário que estava no local, que percebeu o acidente e acionou os Bombeiros.

"Eles estavam utilizando uma bomba para sucção de água, na parte subterrânea do Metrofor. A bomba tem um motor que libera o monóxido de carbono e o espaço era confinado. Não se sabe se eles estavam com os EPIS adequados para prevenir a inalação", relatou.

Na operação, trabalharam 13 bombeiros: uma equipe de salvamento, uma equipe de combate ao incêndio, uma viatura de apoio e dois coordenadores. Também foram enviadas três ambulâncias do SAMU e três viaturas da Polícia Militar.

Nota do Metrofor

Em nota, o Metrofor informou que registrou ocorrência na noite desta sexta-feira (6), na Estação Benfica, envolvendo três funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços de manutenção à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

"Dois deles passaram mal em um poço da estação em que estavam realizando serviços preventivos de rotina e drenagem. O outro solicitou apoio e, imediatamente, Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados", diz a nota. 

Sobre o estado de saúde dos trabalhadores, a companhia informou que dois deles estão bem e um outro segue em avaliação. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

"O Metrofor lamenta o ocorrido e segue prestando total assistência aos funcionários e às respectivas famílias", finalizou a empresa em nota.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados