Festival Bora substitui Férias na PI e terá atrações em toda a orla de Fortaleza; veja programação
Primeira edição do evento gratuito será realizada da de 4 a 20 de julho e terá shows, rodas de conversa, peças de teatro, atividades para o público infantil e mais
Um novo festival gratuito chega a Fortaleza nas férias de julho. Realizado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o Festival Bora acontece em seis pontos da Capital, da Barra do Ceará ao Grande Mucuripe, de 4 a 20 de julho. Além de shows de artistas como Os Garotin (RJ), Duquesa (BA) e BNegão (RJ), o evento terá apresentações de teatro e dança, rodas de conversa com artistas, feiras de economia criativa e atividades para o público infantil, entre outras ações.
Além de artistas da cena nacional, a primeira edição do Festival Bora contará com shows de grandes nomes da cena cearense, como Fernando Catatau – que faz show especial com participação de Mumutante, Kátia Freitas, Marta Aurélia e Hierro –, Outragalera, Di Ferreira, Cabulosa, Gabi Nunes e Dipas. Rodas de samba, bailes e DJ sets, que contemplam movimentos musicais que têm força na Cidade, como o samba, o reggae e o chorinho, também fazem parte do line-up.
As informações foram confirmadas com exclusividade ao Verso nesta quinta-feira (26), pelo diretor do Instituto Cultural Iracema, João Wilson Damasceno. Segundo o gestor, o novo evento chega como uma “ampliação” do conceito do festival Férias da PI, realizado entre 2018 e 2024 pelas gestões dos ex-prefeitos Roberto Cláudio e José Sarto, seguindo a linha de descentralização de grandes eventos já colocada em prática no Ciclo Carnavalesco, nas comemorações do aniversário de Fortaleza e no São João.
As ações acontecerão às sextas-feiras, sábados e domingos e contemplam seis pontos da Capital e três grandes territórios: Barra do Ceará, Pirambu e Grande Mucuripe.
A proposta de expansão do festival para além da Praia de Iracema havia sido adiantada por João Wilson ao Diário do Nordeste em fevereiro deste ano. No entanto, a nova gestão afirma que optou por manter os aspectos principais do Férias na PI, como a realização do evento na praia. Assim como o antigo formato, o festival deve entrar para o calendário da Cidade e acontecer duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho.
Em termos de oferta de música, [em Fortaleza] você tem ali o Carnaval, com músicas de Carnaval; o São João, com muito forró. No Bora, a gente buscou também trazer outros estilos musicais, que possam dialogar com uma oferta diversificada.”
A partir desta edição, a ideia é contemplar toda a orla da Capital, unindo exclusivas do Bora e uma parceria com ações que já ocorrem na Cidade, a exemplo das festas na Barraca Foi Sol, no Pirambu, e dos passeios de barco na Barra do Ceará. “A gente não vai levando nada, a gente vai fortalecendo o que já existe naquele território”, explica João.
“A ideia não é cancelar [o Férias na PI]. A gente amplia o conceito de uma programação que já tem uma identidade”, pontua João Wilson, que afirma que o novo nome contempla o convite à uma parte mais ampla da população fortalezense e é “muito fácil de pegar”.
De acordo com a gestão, a ampliação do evento também visa apresentar “outras Fortalezas” para os moradores da Cidade, reduzindo estigmas e impulsionando a produção cultural local. “A gente traz, através da cultura, outra narrativa para esses territórios. E isso é um ganho simbólico que a gente, com certeza, irá deixar como legado”, aponta.
A expectativa é que o evento movimente, só na Praia de Iracema, cerca de 20 mil pessoas por fim de semana, mas o número “pode chegar a 60 mil”. Nos demais territórios, a intenção é criar um fluxo frequente de pessoas que, ao longo do ano, continuem frequentando as programações culturais que ali acontecem.
.É o investimento em toda a estrutura do festival.
Em relação ao montante investido, João destaca que o valor já estava previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Secretaria da Cultura. “A gente teve uma sorte, porque o decreto da Prefeitura é até junho, e a programação começa em julho”, pontua. “Então, a gente está seguindo o que já estava planejado e previsto dentro da LOA de 2025. O investimento é todo público, da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria da Cultura. A gente está trabalhando com o que tem”, conclui.
Novas linguagens artísticas
A expansão geográfica do evento busca incluir moradores da Capital de todos os territórios da Cidade e, também, um público com faixa etária mais ampla. Exemplo disso é a inclusão de rotas de turismo comunitário e de ações específicas para o público infantil no Passeio Público, como contação de histórias, apresentações circenses e música para os pequenos.
Veja também
Outra novidade é a inclusão de apresentações de artes cênicas no festival, por meio de uma ocupação no Teatro São José – que deve continuar com programação permanente após o evento, afirma João Wilson.
“A gente está aproveitando essa programação para iniciar uma ocupação lá do teatro com espetáculos de dança e teatro, para que isso continue”, explica. entre os espetáculos que serão apresentados estão “Inacabado”, do Grupo Bagaceira, e “Vita e Virginia”, da Cia. Bravia.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (04/07)
Atelier Designer Periférico, com Coletivo Farol Encantado
Local: Rua Iemanjá, 141 - Cais do Porto
Horário: 9h às 17h
Conexão Bora convida Os Garotin e Di Ferreira, com mediação de Zé Pretim
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema)
Horário: 16h
Acesso por inscrição
Plantio de mudas no Largo dos Tremembés
Local: Largo dos Tremembés (Rua dos Tabajaras, 451 - Praia de Iracema)
Horário: 16h
Ateliê Aberto - Fortaleza Cidade Criativa do Design nos Ateliês do Pocinho
Com Sérgio Gurgel, Diego de Santos, Ramon Alexandre, Ramon Sales, Eduarda Moiano, Camila Sombra, Bia Mourão, Mariá, Estúdio Placide e Templo Oculto Tattoo
Local: Ateliês do Pocinho (rua do Pocinho, 20 - Ed. Palácio Progresso - Centro)
Horário: 17h
Classificação indicativa: 16 anos
Acesso por inscrição
Tambatuque das Marias - Cia Vidança
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299-327 - Centro)
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Juruviara e Forró Manzape + Feirinha do Poço
Local: Pavilhão Atlântico do Poço da Draga
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Reggart - Mostra da Cultura Reggae com Projeto na Ponta da Agulha e Rebel Lion em homenagem aos 80 anos de Bob Marley
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Sábado (05/07)
New Choro
Local: Ponte dos Ingleses
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Baile Groovado (DJs Viúva Negra, Bugzinha e Rafa Lima)
Local: Estoril
Horário: 17h e 19h30
Classificação indicativa: livre
Feira Bem Vintage + cervejarias artesanais
Local: Largo e Rua dos Tremembés
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Fuá da Sil, com Mallu Viturino + Agê, Taru e Danilo Coutinho e DJ Flávio Sampaio
Local: Rua dos Tabajaras
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Roda Iracema com os grupos Mesura e Karenzinha
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 18h
Classificação indicativa: livre
Show "Caos e Benção", com Di Ferreira
Local: Estoril
Horário: 18h
Classificação indicativa: livre
Espetáculo "Vita & Virginia" (Cia Bravia)
Local: Teatro São José
Horário: 19h
Show – Os Garotin
Local: Estoril
Horário: 20h30
Classificação indicativa: livre
Domingo (06/05)
Programa Infância Viva na Praça (contação de histórias, circo, teatro de bonecos e música)
Local: Passeio Público
Horário: 8h
Classificação indicativa: livre
Passeio de barco no Rio Ceará – Turismo Comunitário
Local: Píer da Barra do Ceará
Horário: a partir das 9h
Classificação indicativa: livre
Acesso por inscrição
"Por que Choras, Mateus?", com Mateus Farias
Local: Albertu's Restaurante
Horário: 11h30
Classificação indicativa: livre
“Dominante das ruas caboclo afrofuturista”, com DXX (Davinci)
Local: Praça Alberto de Sousa - Barra do Ceará
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Show – Gabi Nunes com Samba é de Moça
Local: Anfiteatro da Beira Mar
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Sexta-feira (11/07)
Ateliê Aberto - Fortaleza Cidade Criativa do Design no Estúdio Érico Gondim
Horário: 17h
Local: Av. Monsenhor Tabosa, 15 - Praia de Iracema
Classificação indicativa: livre
Espetáculo "Preta Rainha" (Cia Dita)
Local: Teatro São José
Horário: 19h
Classificação indicativa:
Sábado (12/07)
Conexão Bora convida Duquesa e Cabulosa, com mediação de Fernanda Matias
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 16h
Acesso por inscrição
Show – Felipe Adjafre
Local: Ponte dos Ingleses
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Feira La Grue
Local: Largo e rua dos Tremembés
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Soul Pará com os projetos Carretera Sounds e Estrela do Norte, com DJ Wes e Carimbó da Vovó
Local: Rua dos Tabajaras
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Alucinação Hip-Hop - Ynaiã
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 18h
Classificação indicativa: livre
DJ Negona
Local: Estoril
Horário: 17h e 19h30
Classificação indicativa: livre
Show "Negra Melodia", com Cabulosa
Local: Estoril
Horário: 18h
Classificação indicativa: livre
Espetáculo "Desterro" (Grupo Nóis de Teatro)
Local: Teatro São José
Horário: 19h
Show – Duquesa
Local: Estoril
Horário: 20h30
Domingo (13/07)
Passeio ciclístico – Roda Rosa pelo Grande Mucuripe
Local: Mercado dos Peixes (ponto de encontro)
Horário: 7h30
Classificação indicativa: 18 anos
Até 30 pessoas - Acesso por inscrição
Trilha Urbana pelo Grande Mucuripe – Turismo Comunitário
Horário: 8h
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Até 30 pessoas - Acesso por inscrição
Oficina de Maculelê + Apresentação de Capoeira, com o grupo Viva, Capoeira, viva!
Local: Ponto de Cultura Viva, Capoeira viva!, na Comunidade da Graviola
Horário: 9h
Classificação indicativa: livre
Samba dos Amigos
Local: Espigão do Titanzinho
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Orquestra Cabulosa
Local: Anfiteatro da Beira-Mar
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Sexta-feira (18/07)
Ateliê Aberto - Fortaleza Cidade Criativa do Design no Ateliê de Impressos (Leonardo Buggy)
Local: Rua Pereira Filgueiras, 288 - Centro
Horário: 17h às 18h30
Classificação indicativa: livre
Acesso por inscrição
Conexão Bora convida Catatau, Caiô (Outragalera), BNegão e Daniel Ganjaman, com mediação Lua Magnética
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 16h
Acesso por inscrição
Espetáculo "MALEMOLE", com Deborah Santos e Jônatas Joca
Local: Teatro São José
Horário: 19h
Sábado (19/07)
Programa Infância Viva na Praça (contação de histórias, circo, teatro de bonecos e música)
Local: Praça do Mirante do Conjunto Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzon
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Show "Bordando o sete", com Samuel Rocha
Local: Ponte dos Ingleses
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Feira + Vinil e Feira DesignFOR
Local: Largo e Rua dos Tremembés
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Negro Piche – Samba Kanjerê e DJ Bugzinha
Local: Rua dos Tabajaras
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Show – Outragalera apresenta "Original Fortal - 5 Anos"
Local: Estoril
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Princesinhas de Favela apresenta "Baile de Beco"
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 18h
Classificação indicativa: livre
Inacabado - Grupo Bagaceira de Teatro
Local: Teatro São José
Horário: 19h
Baile do Ganja, com Daniel Ganjaman
Local: Estoril
Horário: 18h30
Classificação indicativa: livre
Show "Na paz do caos" – Fernando Catatau convida Mumutante, Kátia Freitas, Marta Aurélia e Hierro
Local: Estoril
Horário: 19h30
Classificação indicativa: livre
BNegão com o projeto “BNegron Bota o Som"
Local: Estoril
Horário: 21h
Classificação indicativa: livre
Domingo (20/07)
Arteculando Pirambu - Semana Underground
O quê: Arteterapia, yoga com erês, oficinas de stencil geométrico, grafitti e hip hop para crianças
Local: Rua Santa Inês, 391 - Pirambu (Quiosque da Caipirinha - Praia dos Pocinhos)
Horário: 9h às 17h30
Mais informações: @arteculandooficial
Show DOBINGO, com Piájay + DJ Rafa, Mais Melanina, Jorge do Pagode + Samba de Pai Pra Filha
Local: Barraca foi Sol - Pirambu
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre
Fuck Samba, com Dipas
Local: Anfiteatro da Beira Mar
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre