Dubladores citam carinho dos fãs na CCXP: 'vida e alma dos personagens'

Nomes de animes e filmes ressaltaram, em encontro com fãs, dublagem brasileira como patrimônio.

Escrito por
Mylena Gadelha mylena.gadelha@svm.com.br
(Atualizado às 16:04)
Dubladores dividem palco com Nyvi Estephan em palco Thunder da CCXP.
Legenda: Dubladores famosos no Brasil foram ovacionados por plateia e retribuíram com abraços e autógrafos.
Foto: Fábio Piva/Crunchyroll.

Catorze dubladores brasileiros subiram no maior palco da CCXP 25 para um encontro inédito, uma homenagem aos fãs de anime no país. O momento por si só já havia batido recorde no evento durante o sábado (6), mas não foi o único para representar o trabalho de dublagem no Brasil.

"Nós acabamos sendo a figura mais próxima da animação para o fã", opinou Daniel Figueira, responsável por personagens como Tajiro, de "Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba", e Manny, de "Modern Family", sobre o motivo para isso.

Para exemplificar o pensamento, o dublador lembrou do fato de que em animes, por exemplo, é impossível conhecer os personagens no mundo real e, dessa forma, dubladores se tornam o elo mais próximo com um história tão querida.

Elenco de 'Coração Acelerado' descreve novela na CCXP: 'essência da música sertaneja'

Atores garantiram preparação intensa na obra e mergulho no universo musical.

Escrito por
Mylena Gadelha mylena.gadelha@svm.com.br
(Atualizado às 19:31)
Legenda: Isadora, Felipe, Isabelle e Gabz concederam coletiva sobre a novela na CCXP.
Foto: Mylena Gadelha.

De volta às novelas na TV Globo, Isabelle Drummond passou pela CCXP, a Comic Con Experience que ocorre em São Paulo neste fim de semana, já adiantando sobre Naiane, a personagem desse retorno. Ela será a vilã de "Coração Acelerado", que terá Isadora Cruz como Agrado Garcia e Felipe Bragança como João Raul. "É uma vilã absurda, cheia de camadas", disse a atriz.

O elenco da novela concedeu coletiva, logo depois de passagens nos diversos palcos do evento, para adiantar novidades sobre a trama, com estreia marcada para 12 de janeiro. 

Entre os 'spoilers', contaram sobre a relação com a música sertaneja, o desafio de reproduzir o sotaque goiano na novela e até mesmo do desejo de mostrar esse cenário não tão comum nas telas. Uma coisa é certa: a música estará em cada capítulo.

Veja também

A personagem de Isabelle, por exemplo, é uma das mais aguardadas pelo público, mesmo que não seja uma cantora. "A Naiane é uma influencer que eu acho que representa muito uma parte da nossa geração que já começou na internet", contou.

Apesar disso, essa faceta da personagem nada tem a ver com as vilanias, ela enfatiza. "Gosto também de falar que o ser influencer não tem nada a ver com a vilania dela, tá? A vilania está relacionada a como ela faz as coisas", garantiu, aos risos, reforçando como a personagem atua diante dos mocinhos.

"Ela tem muitas camadas, é muito complexa. Acho que a gente vai entender muito pela família também, é isso que posso dizer", pontuou.

Casal de protagonistas

O protagonismo, inclusive, fica a cargo de Isadora Cruz. Cantora na novela, a artista revelou como precisou imergir nesse campo para construir a narrativa.

"Tive que explorar um novo universo e encontrar outras maneiras para explorar a minha arte. Sinto que é muito bonito poder aprender novas coisas nessa profissão, e a Agrado tem me mostrado muito disso", explicou.

Isadora e Felipe em entrevista ao Omelete, na CCXP.
Legenda: Isadora Cruz e Felipe Bragança serão os protagonistas da novela.
Foto: Diego Padilha/CCXP.

Agrado, inclusive, será o par romântico de João Raul, um verdadeiro popstar na novela. Felipe, que é goiano, também precisou de uma imersão, mas, em contrapartida, também um retorno às próprias origens.

O sertanejo é quase um personagem à parte no folhetim e, claro, foi necessário se incluir nesse meio. "Eu tenho estudado com muito afinco esse gênero e percebo que ele se adapta às épocas. Talvez por isso que é tão bem sucedido. É o mais ouvido no Brasil hoje porque consegue entender os desejos de uma geração", opinou. 

"Coração Acelerado" só estreia em janeiro, na TV Globo, na faixa das 19h, mas eles já parecem ansiosos pelo que está a caminho. "É muito bonito o que estamos fazendo e como nos empenhamos nisso", garantiu Felipe. 

 

*A jornalista viajou para a CCXP a convite da Crunchyroll.

Assuntos Relacionados

Um encontro direto com eles e até mesmo um estúdio de dublagem montado para os fãs no estande da plataforma Crunchyroll, streaming com a maior biblioteca de animes atualmente, reafirmou a relação próxima dos consumidores com conteúdos traduzidos em território nacional.

"Trazendo para Demon Slayer, a pessoa não vai ter ali a oportunidade de conhecer o Tajiro ou Akaza, por exemplo, personagens tão icônicos. Nós vamos acabar dando vida a eles", continuou sobre o pensamento.

A ideia, inclusive, é a mesma de outros colegas do ramo. "Isso dá vida, e a alma de um personagem é sensacional. Quando falamos disso, falamos também da conexão com os fãs. Já escutei de vários deles até coisas que eu nem sabia que era capaz. Já ouvi o seguinte: 'poxa, vocês salvaram a minha vida'", explicou Charles Emanuel, o Akaza no mesmo anime e Rony Weasley em todos os filmes de "Harry Potter".

Por isso, eles sabem: o público observa tudo. "Eles são muito exigentes, acompanham o trabalho de forma muito criteriosa, daí fica realmente legal ver esse retorno", opina Daniel.

Fenômenos impulsionam relação

Quando essa dublagem acontece com produções emblemáticas, então, tudo cresce exponencialmente. Um dos animes mais vistos atualmente no Brasil, por exemplo, "Gachiakuta" ganhou espaço especial no estande da Crunchyroll, gerou longas filas e, claro, uma certa ansiedade para a presença dos dubladores brasileiros na CCXP deste ano.

Gabriel Verta, voz do protagonista Rudo Surebrec, Ana Helena de Freitas, voz de Ryio Reaper, e Erick Bugleux, de Zanka Hijiku, parecem estar colhendo os frutos desse sucesso por meio da dublagem. Os três estiveram no espaço e abraçaram fãs ao longo do sábado (6).

Em "Gachiakuta", Rudo vive nas favelas de uma sociedade rica. Ele detesta o desperdício da classe alta, que despeja o que considera lixo, inclusive pessoas. Na trama, é acusado falsamente de um assassinato e jogado no "Abismo" e passa a lutar contra monstro de lixo mutantes.

"Às vezes a gente não tem noção da proporção", brincou Gabriel quando questionado sobre os gritos da plateia no palco Thunder ao ser anunciado durante o painel do streaming.

"Sabemos que o anime é bom, muito bem animado, tem uma boa história, mas só quando vamos em eventos assim e temos contato com o público que vemos uma dimensão de como as coisas estão indo a nível de repercussão", explicou também citando a satisfação nisso.

Veja também

Ana Helena e Erick, assim como o próprio Gabriel, também revelaram que são, desde crianças, fãs de anime, o que torna tudo ainda mais especial nesse processo.

"A dublagem é meio solitária, você grava tudo ali sozinho, dentro do estúdio. Sair disso e encontrar as pessoas, receber feedback, as mensagens de carinho, dar autógrafos, ver tudo isso acaba sendo uma recompensa muito grande do nosso trabalho", finalizou Erick. 

*A jornalista viajou para a CCXP a convite da Crunchyroll.

 
Assuntos Relacionados