Exposição de jangadas com velas criadas por artistas plásticos abre 12º Encontro Povos do Mar
Edição deste ano marca o retorno do evento ao formato presencial
A exposição de flutuantes Aquavelas abriu o primeiro dia da 12ª edição do Encontro Sesc Povos do Mar, neste domingo (20), na Enseada do Mucuripe, em Fortaleza. O evento voltou a ser realizado presencialmente neste ano, após o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 dos últimos anos.
Veja também
A terceira edição da regata de jangadas foi colorida por 12 artistas plásticos convidados. Eles ilustraram as velas das embarcações, que, após ficarem expostas por um período, ganharam o mar da orla da capital cearense, navegando em direção a Vila do Mar.
Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Mano Alencar, Totonho Laprovitera, Almeida Luz, Andrea Dall’Olio, Vando Farias, Julio Silveira, Hélio Rola, Ana Débora, Luiz Freire e Lana Guerra foram os nomes convidados para elaborarem os desenhos dos veículos.
Intercâmbio cultural e cortejo
A programação do primeiro dia de evento segue pela noite deste domingo, no Secs Iparana, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na hospedagem acontece o intercâmbio entre Grupos do Ciclo Pascoal (Papangus de Beberibe — Prainha do Canto Verde e de Caetanos), Reisados de Caretas de Piquet Carneiro (São Gonçalo e João Paulo Segundo), Grupos Quilombolas (Caetanos de Capuan e Serra do Juá), Maracatus (Vozes da África, AZ de Ouro, Baobá e Rei Zumbi) e dos Bonecos Gigantes Universo Negro do Aracati.
Em cortejo, os grupos celebram ainda o Dia da Consciência Negra e a pluralidade das comunidades tradicionais.
Show de Elba Ramalho
Fechando o primeiro dia, o público pode conferir o show da cantora paraibana Elba Ramalho, a partir das 20h no Sesc Iparana. Interessados em assistir à apresentação devem levar 1kg de alimento, que será doado ao Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional da instituição.
Outra novidade da edição deste ano é a participação da chefe Van Régia, que desenvolve com as Mestres das cozinhas tradicionais do Ceará, reflexões sobre cultura alimentar, além de dialogar sobre aproveitamento integral dos alimentos a partir de experiências sensoriais dos sabores, cores e aromas cearenses.
Em 2022, o encontro reúne mais de 200 comunidades do litoral de 25 municípios cearenses. A programação acontece até o dia 24 de novembro no Sesc Iparana, em Caucaia, na Barra do Ceará e na Prainha do Canto Verde, em Beberibe.
Confira destaques da programação
Mostra de Vestimentas Tradicionais, em parceria com o Senac Ceará
Horário: 10h30
Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana
Encerramento do XII Encontro Sesc Povos do Mar - Torém Tremembé e Suassuamussará
Horário: 11h30
Local: Hotel Ecológico Sesc Iparana
Serviço
XII Encontro Sesc Povos do Mar
Dia 20/11/22: das 18h às 22h
De 21/11 a 23/11/22: das 8h às 12h e das 14h às 22h
Dia 24/11/22: das 8h às 11h30