Veja onde assistir aos filmes brasileiros listados na shortlist do Oscar
Quatro produções do Brasil estão na corrida para uma indicação na maior premiação de cinema do mundo.
O Brasil tem quatro produções cinematográficas na shortlist de possíveis indicados ao Oscar 2026, e para quem ainda não assistiu, ainda há tempo e lugar. A pré-lista divulgada nesta terça-feira (16) serviu para "garimpar" os inscritos de cada país na premiação, que terá a lista oficial divulgada nos próximos meses.
O grande nome do Brasil é o filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura. O longa entrou na shortlist de Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco.
Veja também
Onde assistir "O Agente Secreto"?
O filme atualmente só está disponível nos cinemas brasileiros. É preciso consultar a programação de cada estado.
Veja trailer:
Onde assistir "Apocalipse nos trópicos?"
Na pré-lista de documentário está "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa, que investiga como a fé evangélica impacta no contexto político-social nos últimos dez anos, e como líderes evangélicos marcaram decisões políticas no Brasil.
O documentário está disponível via streaming na Netflix.
Veja trailer:
Onde assistir "Yanuni"?
Também em documentário, "Yanuni", uma coprodução brasileira feita em parceria por Juma Xipaia e Leonardo DiCaprio, aparece na shorlist, mas não está disponível para assistir em nenhuma plataforma.
A produção acompanha a trajetória da própria Juma Xipaia, líder indígena e ativista ambiental, que ao lado do marido Hugo Loss luta contra o avanço da mineração e do garimpo em territórios indígenas.
Veja trailer:
Onde assistir "Amarela"?
O curta-metragem "Amarela", de André Hayto Saito, segue a adolescente nipo-brasileira Erika Oguihara, que rejeita as tradições de sua família japonesa, mas sofre uma violência durante a comemoração da final da Copa do Mundo de 1998 que muda sua trajetória.
É possível assistir à produção gratuitamente no Vimeo.
Veja trailer: