Globo de Ouro 2026: ‘O Agente Secreto’ vence prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa

Produção pernambucana conquistou troféu na cerimônia de 2026.

Escrito por
João Gabriel Tréz joao.gabriel@svm.com.br
(Atualizado às 00:50)
Em imagem de divulgação de 'O Agente Secreto', o ator Wagner Moura aparece em um orelhão clássico amarelo, segurando o telefone vermelho com uma expressão tensa e vigilante. Ele veste uma camisa clara de mangas curtas e calça jeans, posicionado contra uma parede repleta de cartazes políticos antigos em preto e branco.
Legenda: "O Agente Secreto" tem se destacado na temporada de premiações de 2026 e é cotado a chegar até o Oscar.
Foto: Divulgação.

O longa-metragem pernambucano “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.

A conquista é a primeira para uma produção brasileira na categoria desde 1999, quando “Central do Brasil”, de Walter Salles, foi premiado. 

No discurso da vitória, o cineasta saudou o público brasileiro com um "Alô, Brasil!" e agradeceu a Wagner Moura. "Que ator! Um grande ator e um grande amigo. Essa combinação é explosiva", celebrou.

Kleber Mendonça Filho dedica filme a jovens diretores

"Eu dedico esse filme a jovens diretores. Esse é um momento muito importante para fazer filmes aqui nos EUA, no Brasil", ressaltou.

"O Agente Secreto" ainda disputa no evento as categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.

'O Agente Secreto' cotado para o Oscar 2026

O longa brasileiro vem sendo cotado ao Oscar 2026. No domingo passado (4), ele já havia vencido a categoria equivalente no Critics Choice Awards.

Este é o segundo ano consecutivo que uma produção brasileira saiu vencedora do Globo de Ouro. Em 2025, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres.

Assuntos Relacionados