Fabiana Justus recebe doação de medula óssea 100% compatível: 'Segunda chance'

A influenciadora enfrenta Leucemia Mieloide Aguda e está em tratamento desde janeiro

Escrito por Redação ,
Fabiana Justus recebendo medula óssea
Legenda: Fabiana Justus compartilhou o procedimento nesta quarta-feira (27)
Foto: Reprodução/Instagram

Em tratamento contra uma Leucemia Mieloide Aguda desde janeiro, Fabiana Justus recebeu, nesta quarta-feira (27), a tão aguardada doação de medula óssea 100% compatível. A influenciadora compartilhou com seguidores o procedimento, que representa uma chance de se recuperar da doença.

"Querido doador, ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos... mas eu já te considero TANTO! Você doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Ah, se todos no mundo fossem assim... você só soube que sou adulta e que precisava com urgência. E não hesitou. Foi lá, fez os exames necessários e doou. E com isso você está me dando minha segunda chance! Você está me possibilitando minha vida de volta", escreveu. 

A influenciadora agradeceu o ato de solidariedade

"Enquanto não posso escrever de verdade pra você, escrevo aqui na minha imaginação. E enquanto não posso lhe agradecer pessoalmente, agradeço a Deus! Deus maravilhoso que me deu tantas bençãos na vida e hoje me deu mais essa. Um doador, 100% compatível comigo... meu 'gêmeo' de medula! Desde o dia que soube que encontraram eu só agradeço. E seguirei eternamente grata", continuou. 

Veja também

A jornada para a cura só começou. Segundo a empresária, ainda há um "caminho pela frente". 

"Precisamos aguardar a 'pega' da medula para poder ter alta do hospital. Depois continuar me cuidando e isolada por um tempo, fazendo bastante acompanhamento. Mas tenho que comemorar as vitórias e a de hoje foi GIGANTE!!! 27/03 - dia que recebi minha NOVA MEDULA! Agora peço a vocês por favor muita energia na nossa corrente maravilhosa de amor, para que a medula pegue e dê tudo certo", concluiu.

Procedimento de doação de medula óssea

Nos stories do Instagram, após o procedimento, Fabiana compartilhou a felicidade com os seguidores e explicou o processo.

"Meu sorriso diz tudo. Hoje foi um dia muito especial, tá sendo. Como vocês puderam ver, já fiz meu transplante medula óssea. Muita gente não sabe como é, eu também não sabia, mas é como se fosse uma transfusão de sangue. Naquela foto que postei, a medula está lá, entrando pelo catéter", explicou. 

A equipe médica da empresária revelou a ela que eles priorizaram doares 100% compatíveis. "Na minha família eu tinha doadores 50% compatíveis. Nesse caso [transplante de medula] não existe uma fila, eles procuram no banco nacional e no banco internacional, um doador que seja compatível com você", continuou. 

Fabiana partilhou também o pouco que sabe do seu 'gêmeo de medula óssea'. "Eu sei que o meu doador não é do Brasil e sei que ele é homem. Eu sei que vou poder enviar uma carta para ele daqui a um ou dois anos. Quero muito conhecer esse ser humano de luz. Não tenho nem palavras para explicar o quando sou grata a Deus e a ele", falou emocionada. 

Cadastro para doação de medula óssea

Grata pelo recebimento de uma nova chance, Fabiana fez um apelo para que a população se cadastre no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

"Por favor, se cadastrem, se você tem até 35 anos, aqui no Brasil tem essa regra. Se cadastra para ser um doador de medula. Pode nunca alguém te ligar ou alguém pode ligar um dia e te falar: 'você quer salvar uma vida?', pediu. 

No Brasil, para se tornar um doador de medula óssea é preciso ir a um hemocentro próximo da sua cidade, realizar o cadastro no Redome e coletar uma pequena amostra de sangue, para um exame de tipagem.

Critérios para a doação

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade);
  • Um documento de identificação oficial com foto;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. 
Assuntos Relacionados