Cidade de Deus é o único filme brasileiro eleito o melhor do século 21 pelo jornal NYT
Em 2003, a obra foi indicada em quatro categorias do Oscar
O filme 'Cidade de Deus', dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, é o único filme brasileiro eleito um dos 100 melhores do século 21 pelo jornal norte-americano The New York Times. A produção aparece na 15ª posição do ranking.
“Parasita”, longa sul-coreano foi vencedor da Palma de Ouro em 2019 e do Oscar 2020, ocupa o topo da lista, na última sexta-feira (27).
A seleção foi feita com votos de mais de 500 atores, diretores e profissionais da indústria cinematográfica de vários países. A informação é do g1.
Em março do ano passado, "Cidade de Deus" foi escolhido como o melhor filme internacional de gângster pelo site Collider, considerado uma das principais plataformas que debatem a indústria do cinema.
Veja também
Qual a verdadeira história do filme 'Cidade de Deus'?
O filme, que é um dos marcos do cinema nacional, é inspirado em um livro que leva o mesmo nome e foi escrito pelo brasileiro Paulo Lins. O romance foi lançado em 1997, e o filme esteirou nas telas em 2003.
A obra de Lins é inspirada em acontecimentos reais. Segundo o portal TechTudo, o livro é uma semi-biografia do autor e conta sua infância na periferia do Rio de Janeiro. Alguns personagens são reais e outros foram representações de conhecidos.
O enredo narra a história de Buscapé, adolescente que sonha em ser fotografo e mudar usa realidade.
Quantos Oscars o filme 'Cidade de Deus' ganhou?
Em 2003, a obra foi indicada em quatro categorias: direção (Fernando Meirelles); roteiro adaptado (Bráulio Mantovani); montagem (Daniel Rezende); e fotografia (César Charlone). O filme, entretanto, não foi vencedor em nenhuma.