Cantor Ozzy Osbourne revelou ter Parkinson em 2020; relembre o anúncio

Artista também acumulava outros problemas de saúde

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 18:28)
Legenda: Diagnóstico veio após uma bateria de exames realizados após a queda acidental que sofreu no banheiro de casa
Foto: Valerie Macon / AFP

O cantor Ozzy Osbourne faleceu nesta terça-feira (22) aos 76 anos, mas a causa oficial ainda não foi divulgada. Entretanto, o artista revelou durante uma entrevista em 2020 que enfrentava Parkinson II, uma das formas da Doença de Parkinson, cujo diagnóstico foi confirmado após complicações de saúde relacionadas a uma queda no banheiro de casa, em 2019.

"Tem sido muito desafiador para todos nós", disse Osbourne no programa matutino "Good Morning America”. "Eu tive que fazer uma cirurgia no pescoço, que estragou todos os meus nervos. Descobri que tenho uma forma leve de...", iniciou ele sem completar a frase. 

Em seguida, a esposa dele confirmou o diagnóstico: "... É o Parkinson II, que é uma forma de Parkinson. Existem tipos diferentes da doença. Não é uma sentença de morte de forma alguma, mas afeta certos nervos do seu corpo", completou Sharon Osbourne, que o acompanhava na gravação.

Durante a conversa, o cantor disse que se sentia confortável de falar naquele momento por não gostar de guardar segredos. "Esconder as coisas é difícil, você se sente inadequado, se sente culpado. Eu não sou bom com segredos. É como se eu estivesse ficando sem desculpas. Estou melhor agora por reconhecer que tenho um caso de Parkinson", afirmou. 

Ozzy deu mais detalhes de como estava o tratamento após a queda acidental em casa, pois após a cirurgia, ele estava tomando uma série de medicamentos. “Não sei se é o Parkinson ou o quê. Esse é o problema, porque eles cortam os nervos quando fazem a cirurgia. É uma sensação estranha", detalhou ele.

"Odeio não fazer o meu trabalho. Quando vejo minha esposa indo trabalhar, meus filhos indo trabalhar, isso me deixa triste porque não posso contribuir com minha família. Estou muito melhor agora do que em fevereiro passado. Eu estava em um estado chocante", refletiu o artista sobre não querer decepcionar as pessoas e a vontade de voltar aos palcos.

Veja também

Outros problemas de saúde

Além da Doença de Parkinson tipo II (distúrbio neurodegenerativo), o cantor britânico sofria de lesões na coluna, além de reconhecer o longo histórico de abuso de álcool e de drogas. No começo do ano ele celebrou: “cheguei a 2025”.

"Não consigo andar, mas sabe o que eu estava pensando nas férias? Apesar de todas as minhas reclamações, ainda estou vivo. Posso estar reclamando que não consigo andar, mas olho para a estrada e vejo pessoas que não fizeram nem metade do que eu e não chegaram até aqui", disse durante uma entrevista à rádio SiriusXM.

Doença de Parkinson

Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta as células do cérebro, reduzindo a produção de dopamina, um neurotransmissor, o que causa tremores e movimentos lentos.

O cantor foi diagnosticado com a doença em fevereiro de 2019, tendo sido internado ao menos três vezes naquele ano, sendo a primeira internação em fevereiro por conta de uma gripe, depois em abril em razão de uma queda em casa, momento em que passou por uma cirurgia. Foi durante a bateria de exames que ele recebeu o diagnóstico.

Segundo a esposa de Ozzy, Sharon Osbourne, o marido passou por sete cirurgias entre 2019 e 2023.

Assuntos Relacionados