Após discursos antissemitas de Kanye West, atriz Scarlett Johansson cobra regulamentação de IA; entenda
Atriz disse estar preocupada com a ameaça da IA nos fazer 'correr o risco de perder o controle da realidade'

A atriz Scarlett Johansson denunciou o "uso indevido de inteligência artificial" de um vídeo deepfake em que ela e outras celebridades judias supostamente apareciam mandando uma mensagem de protesto a Kanye West.
O cantor publicou nesta semana uma série de mensagens antissemitas na plataforma X e colocou à venda camisetas com suásticas em seu site. O anúncio com conteúdo nazista foi divulgado em horário nobre na televisão norte-americana, durante o Super Bowl de futebol americano.
Com a repercussão negativa do caso envolvendo Kanye West, um vídeo falso, criado com inteligência artificial, começou a circular na internet. Nele, Johansson e outros artistas judeus como David Schwimmer, Woody Allen, Jerry Seinfeld, Paul Simon e Art Garfunkel aparecem vestindo uma camiseta branca mostrando a Estrela de Davi e mostrando o dedo médio, próximo à palavra "Kanye".
Veja também
Scarlett Johansson se manifestou sobre o assunto, afirmando estar preocupada com a ameaça da IA nos fazer "correr o risco de perder o controle da realidade".
"Parentes e amigos me chamaram atenção que um vídeo gerado por IA com minha imagem, em resposta a uma visão antissemita, está circulando online e ganhando força", disse a atriz em uma entrevista à revista People.
"Sou uma mulher judia que não tolera antissemitismo ou discurso de ódio de qualquer tipo. Mas também acredito firmemente que o potencial de discurso de ódio multiplicado pela IA é uma ameaça muito maior do que qualquer pessoa que assuma a responsabilidade por isso", continuou a artista.
A estrela de Hollywood reforçou que uso indevido da IA deve ser investigado. "Devemos denunciar o uso indevido da IA, não importa sua mensagem, ou corremos o risco de perder o controle da realidade", finalizou.
O vídeo contém o slogan "Basta. Junte-se à luta contra o antissemitismo" e ainda traz registros de deepfake de outros artistas como Steven Spielberg, Adam Sandler, Sacha Baron Cohen e Natalie Portman.