Karla Sofía Gascón, de 'Emília Pérez', irá para cerimônia do Oscar 2025 custeada pela Netflix, diz revista
Atriz está afastada da campanha do filme desde que antigas publicações suas com comentários racistas e xenofóbicos vieram à tona
Ainda em meio a polêmicas, a atriz Karla Sofia Gascón, de 'Emília Pérez', estaria fazendo planos para ir à cerimônia do Oscar 2025. De acordo com publicação da revista norte-americana Variety, fontes confirmaram que a Netflix pagará para que a estrela compareça ao evento no dia 2 de março no Dolby Theatre, em Hollywood. Gascón foi indicada como melhor atriz por seu trabalho no musical em espanhol.
A distribuidora do filme nos Estados Unidos teria concordado em arcar com as despesas da viagem, embora anteriormente tenha decidido cortar o financiamento para que a espanhola fosse a eventos e premiações ligadas ao longa.
Karla Sofía está afastada da campanha do filme desde que antigas publicações suas com comentários racistas e xenofóbicos vieram à tona. Ela faltou ao Critics Choice Awards, ao BAFTA Film Awards e ao SAG Awards, apesar das indicações em todas as três cerimônias.
Veja também
Gascón se tornou a primeira atriz abertamente trans a ser indicada ao Oscar. Anteriormente, ela se tornou a primeira mulher transexual a ganhar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes (uma honra que compartilhou com Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz) e foi a primeira mulher trans indicada para atuação cinematográfica no Globo de Ouro.
Publicações ofensivas
A mudança de planos na divulgação de "Emilia Pérez" se deu após publicações de Karla Sofía, feitas entre 2020 e 2021, viralizarem na Internet. Nos posts, a atriz faz uma série de comentários de teor racistas e xenofóbicos, envolvendo islamismo e o caso George Floyd.
Pessoas ligadas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, temem que a repercussão do caso influenciem na votação do filme. A mesma publicação da Variety aponta que alguns votantes da Academia não votarão na atriz.
Gascón chegou a apresentar um pedido público de desculpa. "Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram danos. Como alguém de uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles que causei dor. Toda a minha vida lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre as trevas", afirmou.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.