TV Globo transmite a Retrospectiva 2025 nesta terça-feira (30)

Sob o comando de Sandra Annenberg, o programa vai revisitar acontecimentos que marcaram o ano.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 06:31, em 30 de Dezembro de 2025)
A apresentadora Sandra Annenberg.
Legenda: O programa especial é preparado pela equipe do Globo Repórter.
Foto: Fabio Rocha / TV Globo.

Gravada no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, o tradicional programa de retrospectiva do ano vai ao ar na noite desta terça-feira (30), na TV Globo, relembrando fatos decisivos da política, economia, meio ambiente, cultura, ciência e esporte em 2025.

A atração será apresentada por Sandra Annenberg. Segundo a jornalista, 2025 foi um ano intenso, marcado por debates sobre o futuro do planeta na COP 30, mudanças na geopolítica com o chamado “tarifaço”, avanços tecnológicos impulsionados pela inteligência artificial, grandes momentos culturais e esportivos, além da permanência de conflitos armados que seguem desafiando a humanidade.

Na cultura, o destaque fica por conta de eventos históricos, como o show de Lady Gaga em Copacabana, as turnês de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, além da conquista inédita do primeiro Oscar do Brasil. Fernanda Torres brilhou ao ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz e vencer o Globo de Ouro. As comemorações pelos 60 anos da TV Globo completam o panorama cultural do ano.

No cenário internacional, a retrospectiva aborda as tentativas de negociação para encerrar guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, a morte do Papa Francisco e a escolha do primeiro papa americano. Já no meio ambiente, a COP 30 trouxe discussões centrais sobre o aquecimento global, enquanto eventos climáticos extremos reforçaram a urgência de medidas concretas.

Veja também

No Brasil, o programa revisita o julgamento histórico que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares por tentativa de golpe, as tensões entre os Poderes, fraudes envolvendo aposentados do INSS e os impactos econômicos do “tarifaço”. Também entram em pauta as ações contra o crime organizado, incluindo operações no Rio de Janeiro e investigações que revelaram ramificações criminosas no mercado de combustíveis e no sistema financeiro.

Na área da saúde e da ciência, a retrospectiva lembra episódios que chocaram o País, como a contaminação de bebidas por metanol, além de denúncias envolvendo crimes na internet. O ano também foi marcado por avanços científicos, como um tratamento experimental que conseguiu reverter uma lesão na coluna.

O esporte fecha o balanço com conquistas expressivas, como títulos mundiais de Yago Dora no surfe, Raíssa Leal no skate e Caio Bonfim na marcha atlética, além do primeiro ouro brasileiro na ginástica rítmica. No futebol, o Flamengo entrou para a história com quatro títulos da Libertadores, o Corinthians manteve a hegemonia no futebol feminino e Carlo Ancelotti assumiu como o primeiro técnico estrangeiro da seleção masculina.

“A retrospectiva é o momento de olhar para o que vivemos, aprender com os erros, reconhecer os acertos e entender que fazemos parte da história”, resume Sandra Annenberg.

Que horas começa a Retrospectiva 2025?

A Retrospectiva 2025 vai ao ar nesta terça, logo após a novela "Três Graças", e também ficará disponível no Globoplay.

Assuntos Relacionados