Ibama multa em R$ 17 mil influenciador famoso por mostrar rotina com capivara de estimação
Agenor Tupinambá lamentou a situação e postou nota de esclarecimento sobre o assunto no Instagram
O influenciador digital Agenor Tupinambá, que viralizou nas redes sociais por mostrar sua rotina ao lado de sua capivara de estimação, Filó, foi multado em mais de R$ 17 mil, na última terça-feira (18), pelo Ibama. Ele terá que entregar a capivara e um papagaio de estimação para um Centro de Triagem de Animais Silvestres.
O fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração de animal. Ele também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais. Agenor, que mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas, se pronunciou sobre o ocorrido no Instagram.
“Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida”, publicou.
Ao G1 Amazonas, o fazendeiro disse que tem seis dias para entregar Filó e a papagaio Rosa. Nos comentários, Agenor recebeu o apoio de famosos. “Você tem meu apoio!!!!! Cadê essas multas, notificações e punições para coisas sérias que deveriam realmente ter a atenção de vocês?”, questionou a atriz Giovanna Lancellotti. “Estamos com você”, postou Gabriel Medina.
Veja também
'Animal silvestre não é pet'
A assessoria de imprensa do Ibama justificou a multa em nota enviada ao Gshow. “Animal silvestre não é pet. Por mais que algumas pessoas queiram cuidar de animais silvestres, quando os encontram na natureza, é necessário entender que eles não são animais domésticos, como cães e gatos”.
Ainda segundo o órgão, capivara é um animal silvestre, e "criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”. O Ibama afirma ainda que Agenor não tem autorização legal para manter os animais em sua posse.