Sucesso de público, musical 'Ceará Show' retorna com temporada aos sábados
Após pausa de um ano e meio por conta da pandemia, musical que retrata as origens do Estado e de personagens históricos está de volta e com promoção especial para quem mora no Ceará
"Um espetáculo para rir e se emocionar". Tendo este lema como regra, o musical "Ceará Show" segue há seis anos como uma das atrações artísticas mais procuradas de Fortaleza. Unindo teatro, dança, música e efeitos especiais de ponta, a produção conta a história do Estado e alguns de seus personagens mais ilustres. Entretenimento com diversão e leveza.
Com a volta de eventos com público presencial, o "Ceará Show" retoma suas apresentações. A temporada está em cartaz todos os sábados, às 20h, no Teatro Brasil Tropical. Uma novidade para o público. Quem for morador do Estado basta apresentar comprovante de endereço para pagar meia entrada. Imperdível.
"Além da educação, de revelar a história do Ceará, tem o aspecto puramente cultural e do turismo, onde o visitante tem um divertimento que fala do lugar que ele visita", descreve o produtor Davys Veloso.
Em cena, os mitos e tradições ganham vida própria e encantam da criança à melhor idade. Em torno de 26 artistas atuam no espetáculo, incluindo uma banda ao vivo, como grandes musicais europeus. A tecnologia também faz parte do jogo cênico, por meio do telão e outros aspectos técnicos de luz e som.
Toda essa estrutura revela personagens históricos Dragão do Mar, Jovita Feitosa, Padre Cícero, Seu Lunga. Até Iracema, um dos maiores feitos da literatura cearense faz parte dessa rica dramaturgia. Vende a imagem e cultura não apenas para o público local, mas para os visitantes. "É um projeto que não tem sentido parar, pois, ele virou agenda do turismo cearense", completa Veloso.
Conhecer o Ceará Show
A dramaturgia e direção-geral é assinada por Silvio Guindane. O enredo nos apresenta Moa, um garoto cearense cujo amor de infância, Cecília, está prestes a migrar com a família para o Sudeste. Decidido a partir com ela, o menino acaba revelando o plano ao avô, Seu Dito, que começa a mostrar ao neto todas as maravilhas do Ceará.
Nessa viagem lúdica, Moa conhece personagens que revelam sua origem. Conhece Iracema, emociona-se com o Dragão do Mar, Jovita Feitosa, Padre Cícero e os vaqueiros. Impressiona-se com a seca, os sonhos e a força do povo da região. Tudo isso é narrado poeticamente. Atores, atrizes e cantores se revezam em um palco envolvido por luzes e projeções que ajudam a ambientar a trama.
Assim, a produção costura as memórias, lendas, histórias e vultos históricos que explicam a expressão cultural dos cearenses. Ao todo, foram dois anos de pesquisa para montar um espetáculo de grande porte, que no Brasil só poderia ser exibido no eixo Rio-São Paulo.
"Com uma qualidade assim como os musicais da Broadway, com cenários, efeitos especiais, banda. O diferencial é que colocamos dentro das cenas a história do Ceará e dos cearenses para o espectador", detalha, via vídeo promocional, o diretor Silvio Guindane.
Gerar emprego e cultura
Os números de "Ceará Show" impressionam. Assim como na Broadway, cujos espetáculos ficam em cartaz por décadas, a produção cearense investe na qualidade da narrativa e se mantém ativa há seis anos. Com 1h30 de duração, este mágico passeio pela cultura do Ceará tem um público estimado de 250 mil pessoas por ano.
Em outro aspecto importante, registra Davys Veloso, é a capacidade desta produção envolver mais de 100 profissionais entre artistas, técnicos e demais áreas. Um projeto capaz de trazer renda também a toda uma cadeia de trabalhadores indiretos. "Ceará Show" foi pensado para criar uma experiência única de encantamento. Um encontro para públicos de todas a idades e origens.
Serviço
Espetáculo Ceará Show. Temporada aos sábados, 20 horas. Local: Teatro Brasil Tropical (Av. Abolição, 2323, Meireles). Ingresso: R$ 120 / R$ 60 (meia). Vendas aqui.