Quem é Marina Alves, jornalista do SVM e inspiração do filme 'Milagre do Destino'

Repórter da TV Verdes Mares se recupera das sequelas do transplante de medula óssea após tratamento contra um linfoma agressivo; Marina descobriu irmã por parte de pai em meio a processo

Escrito por
Luana Severo luana.severo@svm.com.br
(Atualizado às 09:13, em 25 de Fevereiro de 2025)
jornalista marina alves
Legenda: Marina Alves é repórter de TV do Sistema Verdes Mares
Foto: Reprodução/Instagram

Marina Alves Bezerra, 35 anos, repórter da TV Verdes Mares (TVM), filial da Globo no Ceará, é a inspiração para Marília Álvarez. Protagonista do filme "Milagre do Destino", que vai ao ar nesta segunda-feira (24), na Tela Quente, a personagem, vivida por Dani Gondim, passa por uma série de desafios enquanto enfrenta um linfoma agressivo

Marina, cuja história inspira o longa, trabalha há mais de uma década no Sistema Verdes Mares. Ela começou sua trajetória profissional na casa ainda como estagiária, em 2010, onde aprendeu a ser produtora. Anos depois — passada uma temporada como assessora de imprensa —, retornou à empresa como produtora contratada.

Já exerci todas as funções na parte da TV. Tanto como estagiária, como na produção. E quando precisava de alguma coisa na edição eu também fazia. Não queria era de jeito nenhum a reportagem. Não era nem por vergonha, mas achava que não ia me dar bem. [...] Até que um dia aceitei gravar um piloto e o piloto já foi para o ar". 
Marina Alves
Jornalista do SVM

Formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Marina diz que, apesar do receio inicial, descobriu-se na reportagem televisiva. "Me encontrei. Meu Deus, como eu fiquei tanto tempo presa na redação tendo esse mundo inteiro para explorar?", brinca ela.

Marina Alves como repórter da TV Verdes Mares. Na imagem, ela está de camisa de gola polo marrom claro e usa máscara branca cobrindo o rosto
Legenda: Marina Alves entrou para o Sistema Verdes Mares como estagiária. Depois, se tornou produtora e repórter de TV
Foto: Reprodução/TVM

Na programação da TVM, a jornalista acumula passagens pelos programas "Bom dia, Ceará", "CETV 1ª Edição" e "CETV 2ª Edição", além do "Nordeste Rural". Já na grade da Rede Globo, ela também fez participações no "Bom Dia, Brasil", no "Jornal Hoje" e no "Fantástico".

Veja também

Como está Marina Alves hoje?

Marina, atualmente, mora com a mãe, em Fortaleza, e se recupera das sequelas do transplante de medula óssea a que foi submetida para tratar o câncer.

Ela tem um filho, Gabriel, de 17 anos. "Engravidei e fui mãe aos 18. Estava no primeiro semestre da faculdade de Jornalismo", lembra.

Com 165 mil seguidores no Instagram, a jornalista é atuante nas redes sociais, onde relata sua rotina no enfrentamento das sequelas da cirurgia, conscientiza sobre a importância da doação de medula e compartilha momentos com amigos e família — incluindo a técnica de enfermagem Lumara Sousa, sua "recém-descoberta" irmã, que salvou sua vida.

Veja também

Entenda o caso

Em 2021, Marina foi diagnosticada com linfoma, um tipo raro de câncer, e iniciou uma campanha de doação de sangue, plaquetas e medula óssea nas redes sociais.

À época, os médicos disseram que a única cura possível para a repórter seria por meio de um transplante de medula. No entanto, as chances de achar um doador compatível é de 30% entre irmãos e muito menor quando se busca entre não-aparentados, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Veja também

Marina, que acreditava ser filha única, chegou a dizer, na campanha, que precisava de uma "legião de irmãos" espalhados pelo Brasil para salvá-la.

O "milagre" veio de maneira surpreendente. No próprio hospital onde estava internada, a jornalista descobriu que Lumara Sousa, uma das técnicas de enfermagem que trabalhava no banco de sangue e que já havia, inclusive, enviado mensagens para ela para destacar a semelhança entre as duas, era sua irmã por parte de pai.

 

Assuntos Relacionados