‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Spirit Awards

Vitória reforça trajetória do longa-metragem rumo ao Oscar 2026.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 11:58)
Kleber Mendonça Filho conversa com Wagner Moura e durante uma das cenas de O Agente Secreto. Em primeiro plano, há uma câmera direcionada para a cena. Imagem é usada em matéria onde longa ganhou prêmio no Spirit Awards.
Legenda: Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho em gravações de 'O Agente Secreto'.
Foto: Divulgação/Victor Jucá.

O longa-metragem brasileiro "O Agente Secreto" foi reconhecido, no último domingo (15), como o Melhor Filme Internacional no Spirit Awards, dedicado ao cinema independente. 

A premiação reforça a trajetória do filme rumo ao Oscar deste ano, que ocorre em 15 de março. Ao todo, o longa de Kleber Mendonça Filho recebeu quatro indicações na premiação mais famosa do cinema mundial, incluindo a de melhor filme e de melhor ator, com a atuação de Wagner Moura.

Em entrevista à AFP, o diretor afirmou sentir as indicações ao Oscar e ao Spirit como a culminação de um ciclo.

"É maravilhoso ter o reconhecimento e o respeito de diferentes espectros da indústria", comentou o cineasta.

"Acho que este foi um ano muito sólido, e quando vejo 'O Agente Secreto' ao lado desses filmes, fico muito orgulhoso", completou.

INDICAÇÕES

No caso do Spirit Awards, a produção nacional disputou com "Sirât", de Oliver Laxe, concorrente do filme brasileiro no Oscar, com o palestino "All That’s Left of You", o zambiano "On Becoming a Guinea Fowl" e o colombiano "A Poet".

Além de "O Agente Secreto", o diretor de fotografia Adolpho Veloso venceu na categoria Melhor Cinematografia pelo filme "Sonhos de Trem".

Assuntos Relacionados