Prefeitura de Cascavel passa a cobrar taxa para entrada de veículos de turismo em praias

Uma autorização também deve ser pedida até sete dias úteis antes da viagem

Escrito por
Turistas na praia de Águas Belas em Cascavel
Legenda: Ônibus, micro-ônibus e vans com turistas aumentaram o movimento neste fim de ano, mas segundo trabalhadores do setor o decreto é um obstáculo
Foto: Natinho Rodrigues/SVM

A entrada de veículos turísticos nas praias de Águas Belas e Caponga, em Cascavel, distante cerca de 70 km de Fortaleza, agora é limitada somente com cadastro prévio no site da Prefeitura e pagamento de taxas aos fins de semana. Um decreto municipal valida a medida desde o último dia 22 de novembro.

Ônibus e micro-ônibus pagam R$ 93 e só podem entrar nas praias 20 veículos aos sábados e domingos. Já transportes alternativos, como vans, pagam R$ 96, com limite de 10 carros. O valor deve ser dividido entre os passageiros. 

De acordo com a Prefeitura, a medida ocorre para melhorar a segurança das praias e mitigar os danos ambientais às paisagens. Entretanto, de acordo com quem depende do turismo para viver, o decreto fez o faturamento cair.

Uma autorização deve ser pedida até sete dias úteis antes da viagem no site da Prefeitura de Cascavel, e é emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Como pedir autorização para entrada de veículos de turismo em Cascavel
Legenda: A solicitação é realizada no site da Prefeitura de Cascavel
Foto: Reprodução

Movimento despenca, dizem comerciantes

Em entrevista à TV Verdes Mares, o garçom Jackson Monteiro, que trabalha na praia de Águas Belas, relata que o movimento de turistas teve uma queda de 80%. Ele aponta problemas no sistema municipal.

"O problema é que o cadastro não existe. O site não funciona, quando liga para la ninguém atende. Então fica bem complicado ter acesso através desse cadastro", defende. 

Veja também

Para o comerciante Odaízo Nascimento, a cobrança da taxa prejudicou também vendedores, barraqueiros e ambulantes: "[O decreto] só atrapalhou. É uma praia boa, bonita e é perto [de Fortaleza]. O pessoal gosta, aí eles ficam abordando carro, todos os veículos". 

Capacidade da praia 

O decreto nº 072/2022 que instituiu as novas regras foi feito com base no "Estudo da Capacidade de Carga do Território para a Atividade Turística das praias de Cascavel/CE". A capacidade de carga turística é de no máximo 950 pessoas. 

O projeto é fruto de uma maior observância da gestão ao turismo sustentável. "É necessário ter como premissa a otimização das paisagens apropriadas pelo turismo pois há tempos já se sabe que o uso não planejado de qualquer ambiente excede a sua capacidade natural de suporte e resiliência", diz o decreto. 

Segundo o prefeito de Cascavel Tiago Ribeiro, a medida é necessária pois as praias "não têm condição de receber pessoas além do limite". Ele reitera que a cidade "está de portas a abertas para receber todos". 

"O que não pode é permitir que pessoas usufruam da ocupação desordenada do espaço público, desrespeitando profissionais que estão ali trabalhando para dar conforto e segurança para todos", diz o gestor em entrevista à TV Verdes Mares. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados