Marinha e Força Aérea Brasileira transportam míssil de 24 toneladas para Fortaleza e fazem lançamento em área isolada

Treinamento segue até o dia 2 de abril nas proximidades da Capital cearense

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:50)
O míssil MANSUP transportado para Fortaleza foi projetado para atingir alvos a distâncias superiores a 70 quilômetros e tem produção nacional
Legenda: MANSUP foi projetado para atingir alvos a distâncias superiores a 70 quilômetros e tem produção nacional
Foto: Divulgação/CB-OR Antunes

A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram, na sexta-feira (21), o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) do Rio de Janeiro para Fortaleza. A operação, que foi realizada pela primeira vez, inclui ainda exercícios de lançamento do artefato em área isolada da Capital cearense. 

A medida faz parte de um treinamento da MB em conjunto com a Marinha Nacional da França (MNF), por meio da Operação "Jeanne d'Arc 2025". A ação segue até o dia 2 de abril nas proximidades de Fortaleza.

O míssil, que pesa aproximadamente 24 toneladas, chegou a Fortaleza junto à viatura "ASTROS", do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, vindo a bordo da aeronave KC-390 Millennium da FAB. 

O MANSUP foi projetado para atingir alvos a distâncias superiores a 70 quilômetros e tem produção nacional. O míssil é capaz de atingir até 1000 km/h durante o lançamento.

Veja também

Segundo a Força Aérea, o transporte da ASTROS pelo KC-390 garante que o Brasil possa reposicionar rapidamente seu poder de fogo para qualquer região do país, “reforçando a capacidade de defesa e dissuasão.”

“A possibilidade de empregarmos o MANSUP em qualquer parte de nosso litoral, tanto pelos navios da Esquadra, quanto a partir de plataformas terrestres, robustece o poder dissuasório de nossa Força Naval pelo incremento de sua letalidade e capacidade de causar danos a possíveis forças adversas”
Capitão de Fragata Daniel de Campos Luterman
Comandante do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais

TECNOLOGIA KC-390

O KC-390 Millennium é um cargueiro estratégico e de alto desempenho. Ele foi projetado para transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos pesados, equipamentos diversos e suprimentos humanitários. 

De acordo com a Marinha, a aeronave destaca-se pela versatilidade, podendo ser empregada em missões como transporte logístico, reabastecimento aéreo, evacuação médica e operações de busca e salvamento. Sua combinação de grande capacidade de carga, velocidade e longo alcance a coloca entre as mais avançadas da sua classe.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado