‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, estreia em Cannes com frevo no tapete vermelho; veja
Estrelado por Wagner Moura, o filme concorre ao Palma de Ouro, principal premiação do festival

O tapete vermelho de Cannes se transmutou, por alguns momentos, nas ruas e ladeiras de Pernambuco na manhã deste domingo (18). Liderado por Wagner Moura, protagonista da obra, o elenco do filme brasileiro "Agente Secreto" chegou para a estreia do longa em um bloco de frevo de rua.
Os artistas foram acompanhados do grupo Guerreiros do Passo, que também está no filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, e da Orquestra Popular do Recife, banda fundada pelo escritor Ariano Suassuna há 45 anos.
O festival de Cannes transmitiu a chegada do elenco do longa brasileiro, que concorre a principal premiação do festival, a Palma de Ouro.
Veja também
Os dançarinos de frevo vestiam figurinos inspirados na história de "Agente Secreto", um thriller que se passa nos anos 1970 em Recife. As informações são do jornal O Globo.
Veja a chegada:
Esse é o segundo ano consecutivo que um ritmo brasileiro domina o tapete vermelho em Cannes. Antes do frevo, foi o forró.
O elenco do filme "Motel Destino", dirigido por Karim Aïnouz e ambientado no Ceará, dançou a música "Coração", da banda Aviões do Forró, no festival de 2024. O filme também concorria ao Palma de Ouro.
Grupos de frevo de Pernambuco
A Orquestra Popular de Recife nasce em 1975, idealizada pelo escrito e professor Ariano Suassuna. A banda é pioneira em pesquisas de ritmos tradicionais de Pernambuco, como maracatu, frevo, reisados e caboclinhos.
A especialidade do grupo é o chamado frevo-de-rua, o ferro instrumental utilizado para que dançarinos executem os passos típicos do ritmo.
Ao longo de 45 anos, a Orquestra acompanhou artistas, indo de Luiz Gonzaga a Lenine e se apresentando em diversos países, como Alemanha, Bélgica e Cuba.
O Guerreiros do Passo é uma instituição voltada a pesquisa e ações voltadas a dança do frevo.
Fundado em 2005, o grupo realiza atividades gratuitas na Praça do Hipódromo, em Recife. Entre elas estão o projeto Frevo na Praça; a Oficina de Conserto e Montagem de Sombrinhas de Frevo; o Laboratório do Passo; e a aula-espetáculo "O Frevo".
Os dançarinos do Gurreiros do Passo gravaram uma cena para "O agente secreto" ao lado do Cinema São Luiz, em Recife.
10 minutos de aplauso
A estreia de "O Agente Secreto" marca a terceira participação de Kleber Mendonça Filho na competição pela Palma de Ouro. Ele também disputou com Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
O filme mostra Marcello, um professor de tecnologia que resolve sair de São Paulo para Recife para fugir de seu passado violento e misterioso. Ele chega a capital pernambucana no meio do caos carnavalesco e ainda acaba sendo espionado pelos vizinhos.
A trama é ambientada na ditadura militar brasileira e aborda as mortes e desaparecimentos ocorridos ao longo do regime autoritário.
Além de Wagner Moura, que interpreta Marcello, o filme conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Hermila Guedes.
Após a estreia, o filme foi ovacionado por quase 10 minutos, despontando dentro da competição do Palma de Ouro, que ainda não tem claros favoritos após a primeira semana de festival.