Confira exposições em cartaz para conferir em diferentes espaços culturais de Fortaleza neste início de 2025
Mostras de fotografias, pinturas, imersões e outros suportes ocupam espaços artísticos da Cidade
Museus e espaços culturais da Cidade estão recebendo diversas exposições gratuitas com opções para todas as idades e pessoas. O Verso separou uma lista com alguns desses espaços para você visitar nos primeiros dias de ano. Tem fotojornalismo, obras imersivas, telas de grandes nomes da pintura cearense, expressões e temáticas diversas. Confira!
Museu da Fotografia Fortaleza
O equipamento dedicado à linguagem fotográfica segue em cartaz neste ano com a exposição “Seja o que Deus quiser”, que traz obras da fotógrafa Dani Tranchesi. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra reúne 80 registros de manifestações populares principalmente de estados do Nordeste, incluindo o Ceará. Bahia, Maranhão, Pará, Goiânia e Distrito Federal também figuram nos recortes propostos pela exposição, que segue disponível ao público até março.
Além dela, o MFF também segue com “A Máquina do Tempo”, exposição de longa duração com curadoria de Denise Mattar que reúne cerca de 300 obras que destacam transformações e aspectos da fotografia ao longo da história em imagens, objetos e propostas interativas.
- Quando: funcionamento de terça-feira a domingo, de 12 às 17 horas
- Onde: Museu da Fotografia Fortaleza (rua Frederico Borges, 545 - Varjota)
- Entrada gratuita.
- Mais informações: (85) 3017-3661 e @museudafotografiafortaleza
Caixa Cultural Fortaleza
Fotojornalismo é o foco da exposição "World Press Photo 2023-2024", em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza. 129 fotografias que venceram o concurso anual homônimo compõem a mostra. Temas como meio ambiente, conflitos em curso no mundo e migração despontam nos registros. Na curadoria, quatro profissionais brasileiros de fotografia terão obras expostas.
- Quando: em cartaz até 26 de janeiro de 2025; funcionamento de terça a sábado, de 10 às 20 horas, e domingos e feriados, de 10 às 19 horas
- Onde: Caixa Cultural Fortaleza (av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
- Mais informações: (85) 3453-2770 e @caixaculturalfortaleza
Museu Ferroviário Estação João Felipe
Misturando história, arte, interação e outros aspectos, a exposição de longa duração "Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará" segue ocupando o Museu Ferroviário Estação João Felipe. A curadoria de André Scarlazari e Marcus Braga destaca itens e registros históricos das décadas de funcionamento da antiga estação de trem do espaço. Memórias em fotos, mapas, maquetes, réplicas e outros objetos antigos compõem o acervo disponibilizado ao público no equipamento.
- Quando: funcionamento de quarta a sábado, de 12 às 20 horas, e domingos, das 9 às 17 horas (entrada até 30 minutos antes do fechamento do Museu)
- Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe (rua 24 de Maio - Centro)
- Mais informações: @museuferroviariojoaofelipe
Museu da Imagem e do Som
Em diferentes formatos, o Museu da Imagem e do Som é outra opção de espaço para acessar exposições em Fortaleza já a partir desta semana. Como destaque, há “Vermelho Vivo”, com curadoria de Ângela Berlinde, que reúne obras em foto, audiovisual, música, escultura e mais suportes. O foco temático é nas ideias de “Liberdade” e “Revolução” a partir de marcos históricos como os 50 anos da Revolução dos Cravos, de Portugal, e os 60 anos do golpe militar no Brasil.
Além dela, o MIS segue com as exposições “Imaginar O(s) Ceará(s)” — que aborda a história do próprio museu cearense — e “Laboratório dos Sentidos”, com caráter interativo. Na sala imersiva na primeira semana de janeiro, estarão em cartaz as obras “Faz escuro mas eu canto”, “Aves do Ceará” e “Cores que cantam, dragões que se devoram: o universo de Chico da Silva”.
- Quando: funcionamento quarta e quinta, de 10 horas às 17h30, e de sexta a domingo, das 13 horas às 19h30
- Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Barão de Studart, 410, Meireles)
- Mais informações: @mis_ceara
Pinacoteca do Ceará
Cinco exposições estão disponíveis ao público na Pinacoteca do Ceará. Entre os destaques, vale ressaltar que duas delas foram reconhecidas entre as melhores de 2024 por premiações nacionais: “Delírio Tropical” e “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”.
A primeira foi escolhida como melhor exposição coletiva de 2024 do País pela revista Select, enquanto a segunda foi destacada como 9ª melhor exposição do ano pela plataforma SP-Arte.
Além delas, a Pinacoteca acolhe também “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”, “Amar se Aprende Amando” — com obras de Antonio Bandeira — e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará .
- Quando: funcionamento de quarta a sábado, de 12 às 20 horas, e domingo, de 9 horas às 17 horas
- Onde: Pinacoteca do Ceará (rua 24 de maio, Praça da Estação, s/n, Centro)
- Mais informações: @pinacotecadoceara