“CAPIBA, pelas ruas eu vou”, musical do projeto Aria Social se apresenta pela primeira vez em Fortaleza
Considerado um dos melhores musicais encenados em Pernambuco, o espetáculo conta a história de Capiba
Destaque na cena nacional de musicais, “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, do projeto “Aria Social”, chega pela primeira vez a Fortaleza. O Teatro RioMar recebe, nos dias 30 e 31 de julho, a sequência da temporada 2025 do espetáculo que encena a vida e a obra do grande mestre pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, músico, pianista e compositor de consagrados frevos-canção e de centenas de outras obras, incluindo sambas, maracatus e valsas.
Sob a direção-geral da bailarina e diretora do “Aria Social”, Cecília Brennand, o musical conta com mais de 60 artistas, entre bailarinos-cantores e músicos. Pelo Brasil afora, mais de 26 mil amantes das artes e da cultura nordestina já foram espectadores do espetáculo de linguagem multiartística, desde a estreia, em 2022.
Veja também
Criação artística
Ana Emília Freire assina a direção artística e coreografia do projeto, elementos que enfatizam a importância de gestos e movimentos, levando ao público um profundo significado a cada cena. Para mergulhar no processo criativo da concepção do musical, a diretora, como explica, alimentou suas inquietações e curiosidades.
“Perguntei-me ‘que olhar Capiba tinha ao adentrar nos gestos e emoções dos artistas nas celas do cinema mudo e depois improvisar suas harmonias no piano?’, ‘como ele transformava essas influências em composições tão vívidas e emocionantes?’. Por esse motivo, o musical abraça várias linguagens artísticas: música, canto coral e dança, que cruzam com teatro, cinema e imagens fotográficas, criando assim um mosaico que reflete a multifacetada obra de Lourenço da Fonseca Barbosa- Capiba”, convida Ana Emília.
Destaques do espetáculo
Outra chave do espetáculo reside no tempo e no percurso da riqueza musical de Capiba. A magia no palco transita entre o preto e branco das velhas fotografias e as cores vibrantes da bandeira de Pernambuco. “O roteiro foi escrito propositadamente para convidar o público a vivenciar a energia e a paixão que Capiba infundiu em cada uma de suas notas, transformando o palco em verdadeira festa de sons, cores e emoções”, reflete a diretora artística.
A Missa Armorial, é outro ponto alto da apresentação. Com a regência da maestrina e diretora musical Rosemary Oliveira, conta com uma orquestra de músicos de câmara, ao vivo. “Buscamos manter as características da peça original e do sentimento do autor, na hora da criação, e simultaneamente mostramos a riqueza do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna”, define a maestrina.
Praticamente uma celebração do berço cultural nordestino, o musical é abraça, então, não apenas os pernambucanos. “O musical tem a essência de Capiba: levantar multidões. E no ritmo comunicativo como o frevo… “Capiba, pelas ruas eu vou” nasceu para o povo, numa só onda, num só passo. Pisaremos nos palcos de Fortaleza certos que o público, com todo seu esplendor, sairão do teatro orgulhosos do que são: nordestinos!”, vibra Ana Emília Freire.
A direção audiovisual e de videografia é de Max Levay e Ana Emília Freire; o design de luz e operação são de Cleison Ramos, e o de som e operação têm assinatura de Isabel Brito. Já a direção teatral é de Tuca Andrada. Como destaque ainda tem-se o figurino criativo e colorido criado por Beth Gaudêncio, refletindo a diversidade da cultura pernambucana.
Serviço:
Musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”
FORTALEZA - Teatro RioMar Fortaleza
Endereço: Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza - CE
Data: 30 e 31 de julho de 2025
Horário: 20hIngressos no site