Karla Sofia Gáscon pode ter violado regra do Oscar ao acusar equipe de Fernanda Torres de espalhar ‘hate’
Protagonista de 'Emilia Pérez' está no Brasil para divulgar o filme concorrente de ‘Ainda Estou Aqui’ na premiação mais importante do cinema

A atriz Karla Sofia Gáscon, do filme 'Emília Pérez', acusou a equipe de Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ de espalhar críticas negativas contra o longa francês nas redes sociais. A declaração foi dada durante uma entrevista da espanhola ao jornal Folha de S. Paulo, nessa terça-feira (28).
"Para ressaltar o trabalho de uma pessoa, não é necessário afundar o trabalho dos demais. Em nenhum momento me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme de Fernanda Torres (...) Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de 'Emilia Pérez'. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu"
Veja também
A fala logo viralizou nas redes sociais, com internautas acusando Gáscon de violar as regras do Oscar. O regulamento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos proíbe a disseminação de informações falsas sobre concorrentes.
“Nenhuma comunicação pública de alguma pessoa associada diretamente a algum filme elegível que tente passar uma imagem negativa ou depreciativa a algum filme concorrente será tolerada”, estabelece uma das regras.
Caso a acusação seja levada adiante, a atriz pode sofrer sanções, incluindo a proibição de participar da cerimônia ou até mesmo a desclassificação.
Primeira atriz trans a concorrer ao Oscar, Gascón é uma das principais concorrentes da brasileira na disputa pelo título de ‘Melhor Atriz’ da maior premiação do cinema. ‘Emília Pérez’ também é rival direto de ‘Ainda Estou Aqui’ em outras duas categorias: ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Filme Estrangeiro’.
MESMA ESTRATEGISTA QUE ‘TIROU’ OSCAR DE FERNANDA MONTENEGRO
A corrida pela premiação máxima do cinema exige estratégias dos estúdios para colocar os filmes em evidência. É nesse sentido que um nome voltou à tona na temporada de 2025: a publicitária Lisa Taback.
A profissional é a atual estrategista-chefe da Netflix, responsável pela campanha de sucesso de "Emilia Pérez". O longa é campeão de indicações ao Oscar, concorrendo em 13 categorias.
Mas é outra parte do currículo dela que chama a atenção dos brasileiros: a campanha de ‘Shakespeare Apaixonado’. Além de "tirar" o Oscar de Fernanda Montenegro, indicada por ‘Central do Brasil’ em 1999, Taback ajudou a desbancar ‘O Resgate do Soldado Ryan’ na disputa pelo posto de melhor filme. Rumores da indústria cinematográfica dão conta que a equipe da Miramax – estúdio por trás do filme – atuou nos bastidores para descredibilizar os concorrentes.
BRASILEIROS REFORÇAM CRÍTICAS
Na semana passada, Fernanda Torres elogiou Karla Sofía Gascón e pediu que os fãs não tratem ninguém mal e não criem rivalidade entre as artistas. O pronunciamento foi publicado pela intérprete de Eunice Paiva nas redes sociais após a espanhola "pedir ajuda" para lidar com os ataques que tem recebido de brasileiros na Internet.
No entanto, a recente acusação reacendeu uma chuva de críticas à postura da atriz, que está no Brasil para divulgar ‘Emília Pérez’.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
VEJA REAÇÕES DOS FÃS BRASILEIROS