Entenda por que o Valentine's Day não é comemorado no Brasil nesta quarta (14)
No País, o Dia dos Namorados é celebrado apenas no dia 12 de junho
O Valentine's Day, também conhecido como Dia de São Valentim, é comemorado no mundo todo nesta quarta-feira, 14 de fevereiro. A data representa o Dia dos Namorados, que no Brasil é celebrado apenas em 12 de junho. Mas por que, então, aqui comemoramos em um dia diferente?
A razão tem motivações comerciais. Conforme o portal Época Negócios, a data foi escolhida por ser um mês em que havia um desaquecimento das vendas e colocada na véspera da celebração de Santo Antônio, por esse ser o santo casamenteiro.
Veja também
A mudança foi uma ideia do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. O dono da agência Standart Propaganda criou o dia comemorativo após ser contratado pela loja Exposição Clipper. Ele deveria melhorar as vendas em junho.
Assim, em 1948, seguindo o fluxo das vendas do Dia das Mães, criou o Dia dos Namorados, para ser uma nova data de troca de presentes. O slogan, na época, foi: "Não é só com beijos que se prova o amor!".
No ano seguinte, outras regiões aderiram e logo se tornou uma comemoração nacional. Ainda segundo a época, o Dia dos Namorados é a terceira data com maior vendas, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães.
Dia de São Valentim
O Dia de São Valentim homenageia um bispo da Igreja Católica, morto por casar pessoas de forma clandestina durante o século 3. O bispo São Valentim foi condenado à morte pelo Imperador Cláudio II, que tinha proibido seus soldados de terem esposas.
Cláudio II acreditava que os soldados teriam um rendimento maior nas batalhas se não estivessem distraídos com mulheres. Porém, o bispo realizava as uniões apesar da norma.
Após ser descoberto, foi preso e assassinado. Durante o tempo na prisão, o bispo chegou a receber cartas de pessoas agradecidas por ele realizar os casamentos.
No ano de 496, Valentim foi tornado santo pelo Papa Gelásio. Assim, a data da morte dele, dia 14 de fevereiro, foi escolhida pela Igreja Católica para ser o Dia de São Valentim e incentivar casais a se unirem.