Caso MC Daleste: documentário da Globoplay sobre morte do funkeiro estreia nesta sexta (23)
A minissérie será dividida em quatro partes
Um crime que marcou o cenário musical em julho de 2013 será retratado em nova minissérie documental da Globoplay. "MC Daleste - Mataram o Pobre Louco" estreia nesta sexta-feira (23) e contará a história da morte do funkeiro assassinado em um show, em Campinas (SP).
O artista foi atingido com dois tiros em um show que contava com um público de 5 mil pessoas. O funkeiro chegou a ser socorrido em um hospital em Paulínia, contudo, morreu no local.
Veja também
O documentário, conforme informou a TV Globo, mostra os desdobramentos do homicídio que segue sem resolução, após mais de uma década. Jornalistas tiveram acesso a documentos que podem indicar um possível envolvimento da polícia no caso. A série conta com direção de Guilherme Belarmino e Eliane Scardovelli. O roteiro é assinado pela dupla juntamente com Caio Cavechini.
Belarmino repudia que o caso continue sem resolução. "A impunidade do assassinato de MC Daleste é um retrato do descaso do país com a população da periferia. Infelizmente, ele é um entre milhares de jovens mortos sem que suas famílias tenham respostas. Dez anos depois, os fãs não esqueceram MC Daleste e querem justiça. Nós, jornalistas, temos esse papel de ouvi-los e de cobrar as autoridades", disse Belarmino.
Na época do crime, MC Pet, irmão de Daleste, revelou à Folha de S. Paulo que o artista fazia um discurso contrário sobre a polícia quando foi baleado.
MC Daleste foi assassinado no dia 7 de julho. Em homenagem ao artista, foi criado o dia do Funk na mesma data, em São Paulo.
Divisão do documentário
A série será dividida em quatro partes e abordará detalhes do processo do caso, que foi arquivado em 2019, além da trajetória do artista. O documento conta com quase mil páginas.
"É um crime que chama muita atenção, até mesmo de pessoas que não gostam de funk, que não conheciam o Daleste. Foi chocante ver um jovem de 20 anos no auge da carreira ser baleado em pleno show. Ao longo dos quatro episódios da série, esmiuçamos a investigação e trazemos uma série de elementos que podem ter relação com o assassinato dele”, explica Eliane Scardovelli.
Além de autoridades, amigos e familiares da vítima, o documentário contará com a participação de artistas como Gloria Groove, MC Livinho e MC Hariel.