Armeira de 'Rust', filme com Alec Baldwin, é condenada pela morte de diretora de fotografia em set

Em 2021, a diretora de fotografia da obra foi morta durante as filmagens

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Hannah Gutierrez
Legenda: Hannah Gutierrez era a armeira do filme Rust
Foto: AFP

A armeira do filme "Rust", protagonizado por Alec Baldwin, foi condenada por homicídio culposo nesta quarta-feira (6) por um júri do Novo México, nos Estados Unidos, devido a um tiro no set que resultou na morte da diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins. Hannah Gutierrez era encarregada das armas no western. O veredicto foi unânime.

A defesa, conduzida por Jason Bowles, disse que Gutierrez-Reed era um "bode expiatório" para uma produção que economizou em segurança por motivos financeiros.

Veja também

Ela não teria como saber que havia projéteis reais no local das filmagens, e foi levada a acreditar que os produtores haviam obtido balas falsas para o filme, afirmou Bowles.

“A responsabilidade recai na produção, como em qualquer organização. Começa de cima”, declarou, acrescentando que, depois da tragédia, os produtores ofereceram a armeira à Justiça.

Relembre o caso

Halyna Hutchins, a diretora de fotografia do filme, morreu em 21 de outubro de 2021 após ser baleada durante o ensaio de uma cena.

À época, Baldwin insistiu que, quando recebeu a arma, foi informado que ela estava descarregada e era segura para manusear. Também disse que não puxou o gatilho e se declarou inocente das acusações contra ele.

Em entrevista à ABC, o artista disse não ter ideia do que aconteceu: "Alguém colocou uma bala de verdade em um revólver, uma bala que nem deveria estar no local", acrescentou.

Vencedor de três prêmios Emmy, o ator comentou que a tragédia foi a pior coisa que aconteceu em sua vida. "Penso no que eu poderia ter feito", disse. "[Hutchins] era amada por todos", afirmou Baldwin durante a entrevista. "Ainda acho difícil acreditar [que ela morreu]. Não me parece real". 

As filmagens de "Rust" foram retomadas esta semana em outra locação, na região de Montana, com a participação do diretor Souza e Baldwin, protagonista e co-produtor do filme.

Em dezembro de 2023, um grande júri concluiu que havia "causa provável" contra Baldwin, seja por uso negligente de uma arma de fogo, seja por falta de precaução, o que resultou na nova acusação.

Assuntos Relacionados