Alec Baldwin se declara 'inocente' das acusações de homicídio em set de Rust

O artista afirmou, em documento, que não irá comparecer formalmente ao Tribunal

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Alec Baldwin no set de Rust
Legenda: Alec Baldwin no set de Rust
Foto: AFP

O ator americano Alec Baldwin se declarou inocente da acusação de homicídio involuntário, nesta quarta-feira (31). O artista é acusado pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme "Rust", em 2021.

Baldwin apresentou sua declaração por escrito a um tribunal do Novo México, onde tramita o processo judicial que a estrela de Hollywood enfrenta pelo disparo que atingiu a colega durante um ensaio do longa de faroeste que ele protagonizava.

No mesmo documento, o ator de 65 anos abriu mão de comparecer formalmente perante a corte, portanto, não será realizada a primeira audiência do caso, que estava prevista para esta quinta-feira, (1º).

Em dezembro, um grande júri concluiu que havia "causa provável" contra Baldwin, seja por uso negligente de uma arma de fogo, seja por falta de precaução, o que resultou na nova acusação.

Veja também

Nos Estados Unidos, um grande júri é um grupo de cidadãos convocado para avaliar as evidências e decidir se há indícios suficientes para justificar levar alguém a julgamento.

Se considerado culpado, Alec Baldwin pode receber uma pena de até 18 meses de prisão.

Acusações contra Baldwin

Também produtor do filme, Baldwin foi acusado no mês passado pelo disparo. Ele empunhava uma arma Colt .45, em 21 de outubro de 2021, no rancho Bonanza Creek, próxima à cidade de Santa Fé, quando um tiro atingiu fatalmente Hutchins e feriu o diretor de produção, Joel Souza.

O ator já havia sido acusado há um ano por esse caso, no entanto, a promotoria retirou as acusações em abril, alegando que haviam surgido "novos fatos" que exigiam "mais investigação e análise forense".

Após a primeira acusação, Baldwin afirmou em diversas entrevistas que não chegou a apertar o gatilho. No entanto, os especialistas forenses contratados pela promotoria chegaram à conclusão de que ele teve que exercer certa pressão no gatilho para a arma disparar.

Relembre o caso

Halyna Hutchins, a diretora de fotografia do filme, morreu em 21 de outubro de 2021 após ser baleada durante o ensaio de uma cena. No dia, o assistente de produção entregou uma arma a Baldwin dizendo que estava "fria", uma gíria do cinema para avisar que uma arma está descarregada. No momento o disparo, o ator estava manuseando uma Colt .45

Baldwin insistiu que, quando recebeu a arma, foi informado que ela estava descarregada e era segura para manusear. Também disse que não puxou o gatilho e se declarou inocente das acusações contra ele.

Em entrevista à ABC, o artista disse não ter ideia do que aconteceu: "Alguém colocou uma bala de verdade em um revólver, uma bala que nem deveria estar no local", acrescentou.

Vencedor de três prêmios Emmy, o ator comentou que a tragédia foi a pior coisa que aconteceu em sua vida. "Penso no que eu poderia ter feito", disse. "[Hutchins] era amada por todos", afirmou Baldwin durante a entrevista. "Ainda acho difícil acreditar [que ela morreu]. Não me parece real." 

As filmagens de "Rust" foram retomadas esta semana em outra locação, na região de Montana, com a participação do diretor Souza e Baldwin, protagonista e co-produtor do filme.

Assuntos Relacionados