Apresentadora Wendy Williams é diagnosticada com afasia e demência; entenda quadro

Artista ainda consegue realizar tarefas sozinha

Escrito por Redação ,
Apresentadora Wendy Williams
Legenda: Internautas desejaram saúde e proteção para ela nas redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram/@therealwendywilliamsonline

A apresentadora estadunidense Wendy Williams, 59 anos, recebeu o diagnóstico de demência e afasia, como é conhecida a perda parcial ou total das habilidades comunicativas. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (22), pela equipe de Wendy.

Anteriormente, já havia boatos sobre a condições de saúde da apresentadora. Os telespectadores tinham apontado algumas situações em que ela perdia o raciocínio nas transmissões. Além disso, em 2017, Wendy chegou a desmaiar ao vivo no The Wendy Williams Show, ficando inconsciente por 48 minutos. Na época, negou que a situação tenha sido forjada. 

Veja também

Antes do diagnóstico de demência, ela identificou a presença de hipotireoidismo linfedema, que é o inchado de um braço ou perna por obstrução do sistema linfático.

Em nota, a equipe disse que Wendy ainda está fazendo tarefas sozinha. “O mais importante é que ela mantém seu senso de humor e tem recebido o carinho que ela precisa, tendo a certeza que está protegida. Ela está grata pelos cuidados e bons desejos que o público deseja a ela”, acrescentou.

O que é afasia?

A afasia é o termo utilizado para a condição de saúde em que o paciente tem dificuldade em se expressar ou compreender as linguagens escritas ou orais. Existem dois tipos de afasia:

  • Afasia de Broca: resulta na dificuldade de fala;
  • Afasia de Wernicke: dificuldade de compreensão.

No primeiro tipo, o paciente tem dificuldade de criar frases com mais de duas palavras, com dificuldade de dizer o que deseja. As palavras são substituídas de forma sem sentido, como "cachorro" por "bolo". Já na "Afasia de Wernicke", a compreensão do que os outros estão falando é comprometida. A pessoa não entende direito e tem dificuldade de entender o que está escrito em livros. 

Não existe nenhuma cura para esta doença, apenas exercícios que reduzem a rapidez e o impacto da progressão da afasia. 

Assuntos Relacionados