2,8 milhões de doses de vacinas contra Covid chegaram ao Ceará através de Avião Solidário

Iniciativa contou com 26 voos para realizar a ação durante a pandemia no Estado; no Brasil, foram 49,6 milhões de doses

Escrito por Redação ,
Legenda: Iniciativa de transporte das vacinas realiza uma parceria com o Ministério da Saúde (MS)
Foto: Divulgação /Grupo LATAM

Há dez anos em funcionamento, a iniciativa Avião Solidário do Grupo LATAM surgiu como forma de dar assistência em meio às situações emergenciais. Nesta pandemia, a companhia aérea se prontificou em auxiliar no combate ao novo coronavírus, transportando 2,8 milhões de doses da vacina contra Covid-19 a bordo de 26 vôos para o Ceará. 

No cenário brasileiro, já realizou o transporte de 49,6 milhões de vacinas em 621 voos, representando cerca de 51% de todas as vacinas movimentadas, conforme detalhado pela companhia. Nesse período, também foram transportados 1.653 profissionais de saúde entre os estados. 

Conseguimos ter uma malha mínima essencial, no auge da crise, para atender a sociedade brasileira, levando médicos, insumos e agora as vacinas. O Brasil é um país muito grande, a aviação conecta. Sem aviação, as pessoas não conseguiriam receber seus insumos, muito menos as vacinas.
Gislaine Rossetti
Diretora Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil

Conforme a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil, Gislaine Rossetti, a iniciativa faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS), na qual a empresa coloca as aeronaves à disposição do Governo. 

Durante a crise de oxigênio em Manaus, o projeto também foi responsável por levar 1.176 cilindros de oxigênio e 51 respiradores (USP) à cidade, equivalente a cerca de 69 toneladas.

Veja também

Condições de transporte

O transporte no Avião Solidário pode ser realizado tanto em uma aeronave específica, intitulada avião de carga, como em um voo comercial. A escolha do tipo pode depender da urgência e da característica do produto a ser distribuído. 

No caso das vacinas, apesar da embalagem do produto ser de responsabilidade das empresas, o Grupo LATAM segue todos os procedimentos técnicos para manter a temperatura adequada para cada uma. 

“Existe sim uma especificidade diante das características de orientação sobre a vacina.  A gente tem todo um procedimento técnico, porque cada vacina tem um aspecto, vem com um descritivo técnico como transportar”, detalha Gislaine.

Legenda: O programa Avião Solidário também transportou 1.653 profissionais de saúde entre os estados durante a pandemia da Covid-19
Foto: Divulgação / Grupo LATAM

Transporte de peles 

Para além do combate à Covid-19, o Avião Solidário também deu assistência em outras situações, como no período das queimadas no Pantanal, no ano passado, ao transportar 39 kg de pele de tilápia

O uso seria destinado para o tratamento de pessoas queimadas e também de animais feridos nos incêndios. A ação ocorreu em apoio ao Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) e à Universidade Federal do Ceará (UFC). 

A LATAM está preocupada não só em fazer tudo isso, mas também gerar valor adicional para a sociedade, que é você contribuir de forma indireta e direta para uma situação extremamente sensível que vai impactar positivamente na sociedade. O valor dessas ações é imensurável.
Gislaine Rossetti
Diretora Relações Institucionais da LATAM Brasil

Já em outras iniciativas para além do Avião Solidário, a companhia aérea também distribui 700 quilos de materiais escolares arrecadados, transportados para instituição sem fins lucrativos Amigos do Bem. A ação contemplou cerca de 10 mil crianças de 80 povoados do Nordeste, incluindo 38 comunidades do Ceará.

No combate à fome e à insegurança alimentar durante o cenário pandêmico, a LATAM doou 100 toneladas de alimentos para mais de 10 estados do Brasil em parceria com algumas ONGs. Em Fortaleza, a Rede Tênis Brasil recebeu 9.188 kg de produtos alimentícios

Assuntos Relacionados