Cidades do Ceará começam a receber vacina da Janssen; Guaiúba é a primeira a aplicar as doses

Vacinas são aplicadas em dose única e devem beneficiar pessoas de 30 a 44 anos.

Guaiúba foi o primeiro município cearense a aplicar doses da vacina da Janssen contra a Covid-19.
Legenda: Guaiúba foi o primeiro município cearense a aplicar doses da vacina da Janssen contra a Covid-19.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaiúba

Municípios cearenses começam a receber, nesta sexta-feira (25), doses do imunizante da Janssen que chegaram ao Estado na última quinta-feira. O primeiro lote tem 61.100 doses, que são administradas em dose única, destinadas ao público entre 30 e 44 anos.

Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi a primeira cidade cearense a iniciar, às 13 horas de hoje (25), no Centro de Cultura e Arte (Ceart), a aplicação das doses recém-chegadas da Janssen. Segundo a secretária municipal da Saúde, Maria Zuleide, as 195 doses recebidas estão sendo aplicadas no público da faixa etária entre 40 e 45 anos de idade. “O município também recebeu doses da Pfizer e da CoronaVac”, comentou a gestora.

Ao todo, a prefeitura de Guaiúba se preparou para vacinar 345 pessoas nesta sexta-feira (25), sendo parte do público geral e parte do grupo de gestantes e lactantes. Também foram aplicadas doses nos postos de saúde dos distritos.

O vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade, confirma que as vacinas da Janssen já estão sendo distribuídas. 

No município em que é ele é secretário municipal de saúde, Pindoretama, o recebimento das vacinas foi agendado para as 10h. Segundo ele, outros municípios que também recebem no mesmo horário são Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara e Pacajus.

A vacinação está sendo distribuída de acordo com a inscrição do público de 30 a 44 anos. “Vai do cadastro que cada município tem, que é um percentual que está sendo distribuído”, detalha Rilson. 

O gestor detalha que a primeira remessa de Janssen distribuirá 57.955 doses para todos os municípios, exceto Guaramiranga e Fortaleza. Ele ainda não recebeu esclarecimento sobre as exceções. Dentre as cidades com quantitativos já confirmados, estão:

  • Juazeiro do Norte - 2.175
  • Crateús - 410
  • Sobral - 2.580
  • Caucaia - 3.120
  • Maracanaú - 2.335
  • Maranguape - 1.305
  • Aquiraz - 870

Pindoretama

No caso de Pindoretama, possuem cadastro no Saúde Digital 3.205 pessoas entre 30 a 44 anos. Nesta primeira remessa, o município vai receber 295 doses da Janssen. Lá, está sendo organizado um "Domingão de Vacinação" para o dia 27.

Sobral e Caucaia

Segundo as assessorias de imprensa das prefeituras dos municípios de Sobral de Caucaia, as doses de Janssen que chegam nesta sexta-feira (25) serão aplicadas neste sábado (26).

Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, no Cariri, a previsão de chegada da Janssen também é nesta sexta-feira (25). Porém, como o município previu a aplicação dessas doses no grupo de 40 anos de idade e, neste sábado (26), ainda serão vacinados os de 41 a 44 anos, as doses da Janssen devem ficar para a próxima semana.

Fortaleza

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) disse que ainda não recebeu doses da Janssen e que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é responsável pela distribuição.

A Sesa informou que as definições sobre a distribuição da Janssen serão discutidas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB) desta sexta-feira (25), a partir das 14 horas.

Maranguape

O município de Maranguape informou que receberá, na tarde desta sexta-feira (25), 1.305 doses para imunizar a população de 30 a 44 anos que estão cadastradas e agendadas no site Saúde Digital. A vacinação desse público será realizada domingo (27), na sede e em alguns distritos do município.

Guaiúba

Além das doses da Janssen, Guaiúba recebeu 90 doses de vacina da Pfizer e 60 doses da Coronavac. 

Todas as doses recebidas serão aplicadas imediatamente para que, na próxima semana, já avancemos para o próximo público, a partir de 30 anos de idade
Izabella Fernandes
Prefeita de Guaiúba

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

1) Acesse o site Saúde Digital

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realiza agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para esta etapa da vacinação.

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza