Com bebês prematuros, banco de leite materno do César Cals precisa de doações; saiba como ajudar
Unidade referência atua com menos de 20% da capacidade de armazenamento do alimento
Os Bancos de Leite Humano (BLH) da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estão com armazenamento abaixo do adequado. Para se ter uma dimensão, a unidade referência, o Hospital Geral Dr. César Cals, está com estoque abaixo de 20%. Por isso, profissionais da saúde realizam campanha de doação durante o Carnaval, mas com funcionamento ininterrupto, para continuar o atendimento de bebês, especialmente, os nascidos prematuros.
Esse cenário é comum entre as festas de fim de ano e o período carnavalesco, quando as doações tendem a diminuir. O César Cals informou à reportagem que atua com estoque de 21 litros de leite para, aproximadamente, 7 dias – quando o ideal é 310 litros para o mês. Isso corresponde a menos de 20% da capacidade.
Em entrevista ao programa Conexão Verdinha, da rádio Verdinha FM, a pediatra e coordenadora do banco de leite do César Cals, Rejane Santana, frisou a relevância da doação de leite por mulheres saudáveis que estão amamentando.
Veja também
"Somos o Hospital que tem mais prematuros no Estado, somos referência e, nesse período, precisamos do leite humano para ajudar os bebês a se desenvolver. Muitas vezes a mãe mora no interior, o bebê passa meses aqui e a gente precisa de doadoras", contextualizou.
Rejane explicou que o processo para doar leite materno é simples e acompanhado por profissionais da saúde que avaliam a doadora e ensinam as técnicas adequadas para a ordenha.
"Qualquer mãe que esteja amamentando, o pouco que sobra, pode ir juntando e guardando no próprio congelador. É só ligar para o nosso banco de leite que tem uma equipe especializada que vai buscar o leite da mãe", completou a coordenadora.
Após um cadastro, a mulher recebe atendimento e pode indicar a retirada do leite no momento mais adequado para ela. Essa atividade pode ser mediada por telefone ou WhatsApp (confira os contatos no fim deste material).
Esse gesto pode representar a recuperação e o desenvolvimento adequado, principalmente, dos bebês que nascem antes do tempo previsto e ficam em estado mais vulnerável de saúde.
"Se o bebê toma leite humano ele dá passos a frente para evitar complicações graves, então temos de cuidar desses prematuros, e o leite humano é solidariedade", concluiu.
No Hospital César Cals, inclusive, foi criado um novo espaço para atendimento às mães, no setor ambulatorial, no fim do último mês. A sala funciona, nesse período inicial, às segundas e sextas-feiras pela manhã.
“Orientaremos sobre amamentação e aleitamento materno, com ordenha mamária e entrega de frascos para a coleta do leite em domicílio. Nos demais dias, pela manhã, a equipe do banco de leite irá fornecer orientações para a doação, com entrega de materiais informativos e frascos”, explicou a enfermeira Cristina Rabelo.
COMO RETIRAR O LEITE MATERNO MANUALMENTE
- Escolher um local limpo, confortável e tranquilo.
- Massagear as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
- Segurar a mama com a mão em formato de "C".
- Firmar os dedos e empurrar para trás, em direção ao corpo.
- Apertar o polegar contra os outros dedos até sair leite.
- Desprezar os primeiros jatos de leite ou gotas.
- Posicionar o frasco debaixo da aréola e iniciar a retirada do leite da mama.
- Retirar o leite até que a mama esvazie e fique mais maleável.
- Fechar bem o frasco com a tampa.
- Colocar um rótulo com o nome, a data e a hora da retirada.
O frasco pode ser preenchido até dois dedos da sua borda. Também é possível usar o mesmo frasco para coletas diferentes. Para isso, deve-se colocar o leite materno em um copo de vidro devidamente esterilizado e, depois, basta adicionar ao frasco de leite materno que já está congelado.
COMO ARMAZENAR E TRANSPORTAR O LEITE MATERNO
- Após a retirada do leite materno, colocar o frasco no freezer ou congelador.
- O leite materno deve ser transportado a um Banco de Leite Humano antes do vencimento (até 15 dias após a primeira coleta).
Fonte: Ministério da Saúde (MS)
Saiba onde doar leite humano
Hospital Geral Dr. César Cals
Avenida Imperador, 545, Centro - Fortaleza/CE
0800 286 5678 / (85) 3101-7821 / (85) 9 9421-9941 (WhatsApp)
Hospital Geral de Fortaleza
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu - Fortaleza/CE
(85) 3457-9155
Hospital Infantil Albert Sabin
Rua Tertualino Sala, 544, Vila União - Fortaleza/CE
0800 280 4169 / (85) 3101-4189
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar
Rua Princesa Isabel, 1526, Centro - Fortaleza/CE
(85) 3101-7713
Hospital Regional Norte
Avenida Jonh Sanford, 1505, Dr. José Euclides Ferreira - Sobral/CE
(88) 3677-9467 / (88) 9 8883-4079 (WhatsApp)