Ceará tem 23,9 mil quilombolas, aponta mapeamento inédito do Censo 2022

Com a 10ª maior população desse grupo étnico-racial, o Ceará tem quilombolas em 67 cidades. Pela 1ª vez na história, o Censo incluiu a identificação específica desses habitantes.

Escrito por Thatiany Nascimento , thatiany.nascimento@svm.com.br
população quilombola no ceará
Legenda: O critério definido pelo IBGE para a identificação da população quilombola, conforme estabelecido pela legislação brasileira, foi a autodeclaração.
Foto: Helene Santos

Um levantamento inédito, realizado no Censo Demográfico de 2022, faz com que o Brasil, agora, tenha informações oficiais sobre sua real população quilombola. São 1,3 milhão de habitantes desse grupo de pessoas no país. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (27), indicam ainda que o Ceará, com 23,9 mil quilombolas, tem a 10ª maior população desse grupo entre os estados brasileiros.  

Os quilombolas, conforme a legislação brasileira, são grupos étnico-raciais autodeclarados, que têm ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida por essa população no país e mantêm relações territoriais específicas.

No Censo Demográfico 2022, foram recenseados no Brasil 1.327.802 pessoas quilombolas em 24 estados e no Distrito Federal. Apenas o Acre e Roraima não têm a presença de quilombolas.  

No Ceará, segundo o Censo 2022, há quilombolas em 67 cidades, incluindo Fortaleza. Mas, isso não quer dizer necessariamente que as pessoas autodeclaradas quilombolas vivem exatamente todas em territórios quilombolas oficialmente delimitados. 

Veja também

O Censo aponta ainda que a população quilombola cearense representa 1,80% do total desse grupo populacional no país. Já a Bahia, concentra 29,90% desta população, com o maior número de quilombolas no país. No território baiano são 397.059 quilombolas, em seguida tem Maranhão (269.074), Minas Gerais (135.310), Pará (135. 033) e Pernambuco (78.827).  

Quando a distribuição por Região, o Nordeste com 905 mil quilombolas tem 68,20% desta população no país, seguido do Sudeste com 182 mil quilombolas (13,70%); Norte, com 166 mil (12,50%); Centro-Oeste, com 44,9 mil; e Sul com 29 mil quilombolas (3,40%). 

Registro inédito

Apesar da relevância social, cultural e política da coleta desse tipo de dado, até a mais recente edição do Censo, o IBGE não tinha um levantamento oficial sobre o tamanho e as características básicas dessa população que, somente agora, “existe” oficialmente no maior levantamento demográfico no país, realizado a cada 10 anos.  

O critério definido pelo IBGE para a identificação da população quilombola, conforme estabelecido pela legislação brasileira, foi a autodeclaração no momento da coleta de dados pelo recenseador.

Nos territórios quilombolas, após a pergunta sobre a “cor ou raça”, independentemente da resposta, a próxima pergunta foi “você se considera quilombola?”. 

Quando a resposta foi sim, o questionário continha outra pergunta: “qual o nome da sua comunidade?”. Na resposta já havia uma lista de comunidades pré-registradas no aplicativo usado pelo recenseador, mas era possível acrescentar nomes que não estavam gravados. 

O historiador quilombola, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), João Luís Joventino do Nascimento, o João do Cumbe, morador da comunidade Quilombola do Cumbe, em Aracati, destaca que o Ceará é conhecido nacionalmente por em 25 de março de 1884, o município de Redenção ter sido a primeira província brasileira a libertar os negros escravizados, mas a partir dessa data, diz ele, “nós, os quilombolas, na historiografia passamos a não existir”. 

“Pela primeira vez foi feita a contagem da população quilombola para desconstruir ideias que ainda persistem, como a falácia de que não existem quilombolas no Brasil. O Censo vem em um momento interessante para a luta quilombola porque acreditamos que com os resultados vamos ter políticas públicas voltadas especificamente para a demanda da população quilombola no que tange a educação, a saúde, a moradia, a questão da regularização fundiária e a assistência social”. 
João do Cumbe
Historiador e quilombola

Ele reforça que, a partir do resultado do Censo, governos de todas as esferas vão ter dados concretos para investirem em políticas públicas, sendo uma das maiores demandas no Ceará, a regularização dos territórios quilombolas. Nesse quesito, reforça ele, “se compararmos a situação do Ceará com a dos outros estados, vamos ver que estamos muito atrasados”. 

Veja também

O que são territórios quilombolas?

A Constituição Federal de 1988 reconhece os territórios quilombolas no Brasil. O decreto 4.887/2003, em vigor, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por quilombolas. Essa norma define os territórios quilombolas como aqueles "utilizados para a garantia da reprodução física, social, econômica e cultural” da população quilombola. 

Segundo o decreto, cabe à Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura, certificar a autoatribuição quilombola por parte das comunidades e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) titular os territórios quilombolas localizados em terras públicas federais ou que incidem em áreas de particulares. 

populaçáo quilombola no ceará
Legenda: O registro do Censo gera dados oficiais para governos de todas as esferas efetivarem políticas públicas para quilombolas
Foto: Fernanda Siebra/SVM

Além do Incra, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) também é responsável por expedir título ou contrato de concessão às comunidades quilombolas em áreas sob sua gestão.

Cabe aos governos estaduais e às prefeituras expedir os títulos às comunidades quilombolas que se localizam em terras de domínio estaduais e municipais.

Segundo o IBGE, no Censo 2022, para a diferenciação da população quilombola residente em territórios quilombolas oficialmente delimitados e fora deles, foi necessário reunir os cadastros e acervos de polígonos referentes às áreas formalmente delimitadas, portariadas, declaradas ou tituladas pelos órgãos com competências fundiárias.

No Censo, o IBGE considerou como localidades quilombolas o conjunto formado pelos territórios quilombolas oficialmente delimitados, por agrupamentos quilombolas e por outras localidades quilombolas não delimitadas pelos órgãos fundiários ou não definidas como agrupamentos pelo IBGE, mas de conhecida ou potencial ocupação quilombola. A data de referência desses registros é  31 de julho de 2022. 

Os territórios quilombolas oficialmente delimitados e incorporados à base territorial do IBGE, diz o órgão, são categorizados conforme os seguintes status fundiários:

  • Delimitado: territórios para os quais foi identificada alguma delimitação formal, a partir de algum material constante nos acervos do Incra e dos órgãos com competências fundiárias nos estados e municípios. Essas delimitações podem ser provenientes de mapeamentos realizados pelos órgãos do Estado, pela sociedade civil ou pela própria comunidade;
  • Estudo Técnico: territórios cujos limites foram publicados a partir de algum estudo elaborado por órgãos estaduais de terra.
  • Relatório Técnico de Identificação e Delimitação: territórios que contam com o RTID, estudo técnico elaborado e publicado pelo Incra nos processos de regularização fundiária quilombola. Esta é a primeira fase do processo de titulação.
  • Portaria: territórios que contam com portarias de reconhecimento com declaração dos limites do território, e a partir disso é encaminhado para a fase de regularização fundiária;
  • Decreto: territórios que contam com decreto de desapropriação por interesse social e que estão em processo de indenização dos imóveis.
  • Título: territórios que foram integralmente titulados pelos órgãos do Estado.

No Ceará, o historiador quilombola, mestre em Educação, João do Cumbe, destaca que “não temos nenhum território do Ceará certificado. No Incra Ceará temos 34 processos abertos, mas que estão parados. E com o resultado do Censo, vamos pedir que haja regularização fundiária. A questão territorial é central”. 

Ele informa que no dia 29 de agosto ocorrerá no Estado, o 1º seminário para discutir a questão territorial das comunidades quilombolas do Ceará. “Vamos nos debruçar sobre esses 34 processos que estão parados no Incra”, completa. 

Veja Detalhes População Quilombola

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados