Maquiagem vegana e natural traz benefícios para a pele e para o planeta; veja o que é e como fazer

Confira passo a passo de batom com beterraba, óleo de coco e cera de carnaúba

Escrito por Roberta Souza , roberta.souza@svm.com.br
Thamires de Queiroz Ferreira usando maquiagem vegana
Legenda: Thamires de Queiroz Ferreira abandou as maquiagens convencionais
Foto: Thiago Gadelha

Há mais de um ano, a empresária Thamires de Queiroz Ferreira, 26 anos, abandonou as maquiagens convencionais e adotou produtos veganos na rotina.

Ainda que não seja totalmente adepta ao veganismo, estando focada, atualmente, apenas na parte de cosméticos, ela se sentiu atraída pelas fórmulas naturais, ambientalmente responsáveis, e por alguns benefícios observados na própria pele.

“Hoje eu utilizo sombras, batons, delineadores, base, corretivo, demaquilante, máscara de cílios, e coloração das sobrancelhas com a tecnologia vegana. Senti a diferença, pois a minha pele fica mais hidratada”, partilha.
Thamires de Queiroz Ferreira
Empresária

O processo, segundo ela, começa com o skincare. Em seguida, utiliza o primer vegano, antes de se maquiar e, após a maquiagem, também faz uso de um fixador com essa proposta.

Thamires atua com venda de cosméticos e tem percebido que, assim como ela, outras pessoas têm se interessado pelos produtos veganos. A busca vem de mulheres em diferentes faixas etárias, dos 15 aos 35 anos.

“A diferença de preço é pouca, vale investir”, completa a empresária.

batom vegano
Legenda: A busca por cosméticos veganos está aumentando
Foto: Thiago Gadelha

Mas o que significa maquiagem vegana e como identificá-la?

Química e empreendedora na Alquimist Cosméticos Naturais, Aline Nogueira Machado esmiuça esse conceito, diferenciando-o de outros similares.

Maquiagem vegana: assim como todo cosmético vegano, é aquela que não contém ingredientes de origem animal e nem foi testada em animais. Ou seja, uma maquiagem/cosmético vegano pode ser 100% derivado de petróleo. Assim, se ele for apenas vegano (não for vegano e natural, por exemplo) ele pode, fazer mal, inclusive, aos animais.

Maquiagem/cosmético natural: é aquele que só contém ingredientes naturais. Ele pode não ser vegano, como, por exemplo, um cosmético que vai proteínas na seda ou mesmo cera de abelha. Ambos são ingredientes naturais, mas não são veganos, pois são de origem animal.

Maquiagem/cosmético orgânico:  é aquele que contém ingredientes de origem vegetal e orgânicos (sem o uso de agrotóxicos). Esses são os mais raros e mais caros.

produtos veganos
Legenda: Thamires utiliza a make vegana do começo ao fim do processo
Foto: Thiago Gadelha

Sendo assim, para identificar um produto que se encaixe na proposta vegana, é preciso pesquisar.  

“Qualquer ingrediente de origem animal é proibido: leite de cabra, cera de abelha, proteínas da seda, lanolina, gordura animal, embalagem de couro natural... É importante que se diga, também, que um cosmético/maquiagem cruelty free não necessariamente é vegana”, reforça Aline.  
Aline Nogueira Machado
Química

Benefícios

Até aqui ficou fácil de identificar os benefícios dessa escolha para o planeta, né?

Mas além desse bem-estar intrapessoal, segundo Aline, uma maquiagem natural e vegana tem o benefício de ser biodegradável, rica em ingredientes vindos das plantas e que são até terapêuticos, além de embelezadores.

A professora do módulo Maquiagem no curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, Elis Alves, faz coro a essas vantagens.

Thamires de Queiroz Ferreira passa batom vegano
Legenda: Os benefícios de cosméticos veganos e naturais são sentidos na pele
Foto: Thiago Gadelha

“Inicialmente temos um produto que carrega um estilo de vida, além de reunir outros benefícios na sua fabricação, o que reduz o risco alergênico e sensibilidade. Algumas maquiagens apresentam na sua formulação uma proposta de tratamento para pele”, explica, confirmando as conclusões da consumidora Thamires de Queiroz, citada no começo desta matéria.

Como fazer maquiagem vegana e natural

Mas se você quer se desafiar um pouco mais e ir além dos produtos oferecidos em lojas, a química Aline tem algumas dicas para soltar a imaginação com os ingredientes da cozinha de casa:

- Uma beterraba em pó misturada a um óleo de coco + cera de carnaúba pode ser um batom natural maravilhoso;

- Há quem misture amido de milho + cacau  puro em pó para fazer um pó facial;  

- Usar fécula de mandioca + beterraba em pó ou cacau em pó ou açafrão em pó pode dar sombras, blushes ou o que você conseguir inventar com as cores da natureza!

Aline, da Alchimist
Legenda: Aline Nogueira Machado, da Alquimist Cosméticos Naturais
Foto: Helene Santos

Aqui ela traz uma receitinha mais elaborada de um batom na latinha:

Ingredientes

  • 6g cera de carnaúba
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau
  • 1 colher de sopa de manteiga de Karité
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 pitada de canela**
  • 3 gotinhas do extrato de baunilha**
  • Pó de beterraba ou cacau puro (a cor que você desejar. Pode não ter cor também)

** Dicas para quem quiser aromatizar

Modo de fazer

Derreter nessa ordem (do ingrediente mais duro ao mais molinho) em banho maria  unindo todos. Coloque numa latinha ou recipiente que quiser e espere esfriar para usar! 

Validade

Vale de 2 a 3 meses. Se quiser aumentar a durabilidade, coloque 1g de vitamina E. A validade vai para 6 meses.

Obs: Você pode comprar o material em sites especializados em ingredientes cosméticos. 

Assuntos Relacionados