Filme cearense 'Pacarrete', de Allan Deberton, estreia nos cinemas em novembro

Produção rodada em Russas levou oito prêmios no 47º Festival de Gramado (2019) e é um dos longas mais esperados de 2020. Obra chegaria às salas de cinemas em abril, mas a pandemia do coronavírus adiou os planos

Legenda: Para viver a personagem, Marcélia teve aulas de voz e canto, aprendeu francês e fez aulas de ballet, com a supervisão do coreógrafo Fauller e da bailarina cearense Wilemara Barros
Foto: Luiz Alves

Um dos filmes brasileiros mais esperados de 2020 finalmente chega às telonas. "Pacarrete", do cineasta cearense Allan Deberton, estreia oficialmente nos cinemas no dia 26 de novembro. O longa-metragem filmado em Russas se destacou nacionalmente por levar oito prêmios, inclusive de Melhor Filme, no 47º Festival de Gramado (2019). 

Outra conquista da produção é a jornada de participações premiadas em festivais de cinema no Brasil e exterior. "Pacarrete" seria exibido no mercado brasileiro em abril. No entanto, a pandemia da Covid-19 fechou as salas e adiou a estreia da obra. O elogiado filme de Allan Deberton é distribuído pela Vitrine Filmes.

Crítica: "Pacarrete: filme cearense gravado em Russas emociona ao falar de sonhos e paixão pelas artes"

Além de Gramado, "Pacarrete" participou, entre outras mostras, do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2019 (eleito Melhor Longa Mercosul, na escolha do Júri Oficial e Popular), Los Angeles Brazilian Film Festival - LABRIFF  (Ganhador de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Montagem), 36º Festival Internacional de Cinema de Bogotá (Melhor Filme), 22th Shanghai International Film Festival, 43º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e 29º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. 

Trailer oficial

Estrelada por Marcélia Cartaxo ("A Hora da Estrela"), a obra é baseada em fatos reais e investe na história de uma icônica moradora do município localizado a 165 km de Fortaleza. Ela tinha o sonho de ser bailarina profissional, abrir uma escola de dança no Interior e promover as artes em sua cidade natal. 

O elenco principal ainda conta com as atrizes Zezita Matos (“Onde Nascem os Fortes”) e Soia Lira (“Central do Brasil”, “Abril Despedaçado”), o ator baiano João Miguel (“3%”, “Estomâgo”), os cearenses Débora Ingrid (A História da Eternidade), Samya de Lavor (“Inferninho”, “O último Trago””), Edneia Tutti (Os Olhos de Arthur) e Rodger Rogério ("Bacurau"), além da participação de atores e atrizes oriundos de Russas.

 

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?