Fátima Bernardes é empossada 'nova imortal' pela Academia Brasileira de Cultura; veja outros nomes
Órgão colegiado foi criado nesta quarta-feira (1º), no Rio de Janeiro, e reúne 50 nomes da cultura brasileira
A jornalista e apresentadora global Fátima Bernardes foi empossada nesta quarta-feira (1º) como “nova imortal” na Academia Brasileira de Cultura. Ela se juntou a um grupo de cerca de 50 nomes selecionados para representar segmentos da arte brasileira como televisão, música, teatro e cinema. A cerimônia de posse ocorreu no Centro Cultural Cesgranrio, no Rio de Janeiro.
Além de Fátima, também foram empossados artistas como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Wolf Maia, Ney Latorraca, Lilia Cabral, Rosa Maria Murtinho, Carlinhos de Jesus, Christiane Torloni, Walcyr Carrasco e Elisa Lucinda.
"Ontem vi nascer a Academia Brasileira de Cultura. E mais, me tornei uma acadêmica. Que alegria estar entre tantos nomes importantes das artes. Cada um dos 50 membros fundadores tem um patrono. A minha é a apresentadora Hebe Camargo. Que responsabilidade!", comemorou a apresentadora no Instagram.
Veja também
Academia Brasileira de Cultura
A Academia Brasileira de Cultura é um colegiado novo, criada pelo fundador da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, que também figura dentre os “imortais” da cultura brasileira.
Segundo o site Notícias da TV, os empossados receberam uma vestimenta vinho e dourado, confeccionada pelo Instituto Zuzu Angel, e um medalhão fabricado pelos artistas Welton Moraes e Victor Zott.
Em entrevista ao Gshow, Serpa explicou que a academia nasce para apoiar e levantar recursos para projetos culturais no Brasil. "A cultura está passando por um momento difícil, por isso, precisamos unir forças para garantir que os nossos jovens tenham ambiência cultural", disse o fundador da Cesgranrio.
Zeca Pagodinho
Nas redes sociais, o cantor e compositor Zeca Pagodinho, cujo patrono é Francisco Alves, comemorou sua posse atrelando a honraria ao Dia Nacional do Samba, celebrado nesta quinta-feira (2). "Um brinde!", disse ele, segurando um copo de cerveja.
Na cerimônia, ao lado da cantora lírica Carla Rizzi, Zeca interpretou o clássico 'Deixa a Vida me Levar'.
O ator Eriberto Leão também celebrou estar entre os membros fundadores da Academia. "Viva a cultura brasileira! A cultura salva!", escreveu ele na legenda de foto publicada no Instagram, na qual posa ao lado de Zeca Pagodinho e do produtor teatral Eduardo Barata.
Veja quem foram os empossados
- Zeca Pagodinho
- Elza Soares
- Fátima Bernardes
- Lucy Barreto
- Luis Carlos Barreto
- Beth Serpa
- Margareth Padilha
- Hilde Angel
- Carlos Tufvesson
- Carlos Alberto Serpa
- Eduardo Barata
- Marcelo Calero
- Ricardo Cravo Albin
- Leandro Bellini
- Claudio Magnavita
- Myrian Dauelsberg
- Dom Orani Tempesta
- Gonçalo Ivo
- Mário Mariano
- Marli Azeredo
- Isaac Karabtchevsky
- Carol Murta Ribeiro
- Fernando Portari
- Lilia Cabral
- Christiane Torloni
- Rosa Maria Murtinho
- Beth Goulart
- Stepan Nercessian
- Ney Latorraca
- Wolf Maia
- Eriberto Leão
- Vera Tostes
- Gabriel Chalita
- Nélida Pinon
- Roberto Halbouti
- Arno Wehling
- Marcos Vilaça
- Arnaldo Niskier
- Domicio Proença
- Walcyr Carrasco
- Elisa Lucinda
- João Kleber
- Ana Botafogo
- Dalal Achar
- Débora Colker
- Carlinhos de Jesus
- Newton Cunha