Jolene: saiba a história da música de Dolly Parton interpretada por Beyoncé que viralizou nas redes

Canção country voltou às posições de destaque com o lançamento do álbum Cowboy Carter

Escrito por Lucas Falconery , lucas.falconery@svm.com.br
Legenda: As duas músicas foram lançadas com 50 anos de diferença
Foto: Shutterstock

O termo "Jolene", uma das músicas no estilo country (similar ao sertanejo nos EUA) conhecida internacionalmente, ficou entre os mais comentados nas redes sociais após a interpretação de Beyoncé no lançamento do álbum "Cowboy Carter”, na sexta-feira (29). A canção original foi escrita e gravada por Dolly Parton, em 1973.

Em entrevista ao programa “The Daily Show”, na TV norte-americana, a artista do country demonstrou o desejo de ouvir a famosa obra na voz de Beyoncé. “Não sei se ela entendeu a mensagem, mas isso não seria incrível? Eu acho ela fantástica e linda e adoro a música dela”, disse em 2022.

A letra original de Jolene versa sobre o medo da traição e elenca várias qualidades da mulher que tem um sorriso suave, pele de marfim e beleza incomparável. “Estou implorando a você, por favor, não leve o meu homem”, canta Dolly.

Veja também

Existe um aspecto biográfico na canção e, conforme a Revista Rolling Stone publicou, em 2014, a veterana chegou a agradecer a Jolene da vida real pela inspiração do sucesso.

“Eu escrevi essa muitos anos atrás quando meu marido estava passando mais tempo com Jolene do que achava que deveria [...] Se não fosse por essa mulher, eu nunca teria escrito ‘Jolene’ e nunca teria feito todo aquele dinheiro, então, obrigada Jolene”, declarou Dolly.

Já na gravação lançada 50 anos depois, Beyoncé recriou a letra e se posicionou de uma forma mais incisiva, mesmo mantendo a melodia. “Jolene, estou te avisando: não tente roubar meu homem”.

Veja também

No álbum, antes da faixa tocar, há uma gravação da própria Dolly Parton introduzindo a versão da “Honey B”, como Beyoncé é apelidada.

“Ei, senhorita Honey B, é Dolly P. Sabe aquela v***a de cabelo bonito sobre a qual você canta? Me lembrou de alguém que conheci naquela época, exceto que ela tem mechas flamejantes de cabelo ruivo”, diz em referência a uma música de Beyoncé.

A “mulher de cabelo bonito” aparece na letra de “Sorry”, lançada em 2016 por Beyoncé, e é apontada pelo público como a pessoa com quem possivelmente o rapper Jay-Z traiu a esposa.

“Nós estamos profundamente apaixonados há vinte anos. Eu criei esse homem, eu criei os filhos dele. Eu conheço mais o meu homem do que ele conhece a si próprio”, canta a nova voz de Jolene.

Cowboy Carter

O novo álbum de Beyoncé é o “ato II”, lançado após o Renaissance (ato I), no que se acredita ser uma trilogia musical. A proposta é resgatar a contribuição dos artistas negros para o estilo musical country.

Com 27 faixas, a cantora reuniu artistas como Dolly Parton, Miley Cyrus, Post Malone e a própria filha Rumi Carter, de 6 anos. Na plataforma Spotify, o novo álbum tem 3 músicas entre as 10 mais ouvidas no mundo.

Além do country, a artista incluiu o “funk brasileiro” na faixa “Spaghettii” e passeia até por referências de ópera. O conjunto de músicas recebe diversas críticas positivas de jornais internacionais e brasileiros.

Assuntos Relacionados