Influenciadora descobre trombose profunda na perna e faz alerta sobre a doença
Sarah Femina gravava um vídeo quando sentiu uma forte dor na perna esquerda

A influenciadora Sarah Femina passou por um grande susto em dezembro de 2024. Ela estava gravando um vídeo quando começou a sentir uma forte dor na perna esquerda. Dias antes, a jovem já havia sentido uma dor do lado da barriga, mas tomou anti-inflamatório e passou.
Sarah decidiu buscar ajuda no mesmo dia e acabou sendo internada, com o diagnóstico de trombose profunda e extensa na perna. “No vídeo dá para ver que eu estava correndo, vivendo minha vida normal, quando do nada eu piso e minha perna inteira começou a doer e ficar escura. E aí a gente foi direto para o hospital”, relembrou ela, em entrevista à EPTV, afiliada da Globo.
“Pior dor que eu já senti na minha vida. E eu nunca tive nada, nunca tive nenhum sinal, sou muito ativa. O que é mais esquisito, porque eu sou nova, eu faço exercício físico”, disse ainda.
Veja também
Sarah precisou ficar três dias internadas e passar por uma bateria de exames. “Ele [médico] falou que é uma trombose extensa profunda na femoral e ilíaca. E aí eu fiquei já chocada porque eu estava morrendo de medo que fosse, eu chorava porque o nosso pior medo é perder a perna, né? E a gente só pensa nisso e não queria pensar nisso. Mas foi um choque e aí já começaram a me dar os medicamentos para que eu já pudesse tratar, porque a minha perna já tava muito inchada e roxa, e não podia ficar assim”.
Agora a vida da jovem está voltando aos poucos ao normal. No entanto, Sarah ainda não pode fazer um grande esforço físico. “É uma coisa que assusta, mas tem vida pós-trombose. É isso que uma pessoa falou para mim e eu fiquei muito feliz após ouvir isso”.
Sarah começou a trabalhar na internet em 2020. Hoje tem mais de 8,2 milhões de seguidores somando as contas de YouTube, Instagram e TikTok.
O que é a trombose?
Trombose venosa profunda é uma doença grave que pode trazer complicações. Alguns sintomas incluem edema, dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo, segundo o site do doutor Dráuzio Varela.
Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha (a batata da perna), mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.
O desprendimento do coágulo pode provocar complicações a curto ou longo prazo. A curto prazo, ele pode deslocar-se até o pulmão e obstruir uma artéria. Esse episódio é chamado de embolia pulmonar. A longo prazo, o risco é de insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-flebítica, que ocorre em virtude da destruição das válvulas situadas no interior das veias encarregadas de levar o sangue venoso de volta para o coração.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.