Vacinas da Pfizer e BioNTech são eficazes contra mutações do coronavírus, aponta estudo

As novas mutações são altamente transmissíveis e foram descobertas no Reino Unido e na África do Sul

Escrito por Redação ,
Pfizer e BioNTech
Legenda: Os pesquisadores planejam realizar nas próximas semanas novos testes para ter conclusões mais detalhadas sobre a eficácia da vacina contra as mutações encontradas no Reino Unido e na África do Sul
Foto: Joel Saget / AFP

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas, a americana Pfizer e alemã BioNTech mostrou eficácia na prevenção às mutações do coronavírus. Foi o que mostrou um estudo clínico realizado pela Pfizer e pela University of Texas Medical Branch. Essas mutações são altamente transmissíveis e foram descobertas no Reino Unido e na África do Sul.

De acordo com estudos recentes, essas mutações são apontadas como responsáveis pelo crescimento da transmissão da doença e acendem o alerta sobre o risco de tornar vacinas inúteis.

Veja também

Teste de sangue com vacinados

O estudo foi feito com sangue colhido de pessoas que receberam a vacina. De acordo com os cientistas, as conclusões são limitadas, porque não estudam todas as mutações encontradas em qualquer uma das novas variantes do vírus que se espalham rapidamente em alguns continentes.

O cientista da Pfizer Phil Dormitzer disse que o imunizante da empresa se mostrou eficaz contra a mutação N501Y e as outras 15 variantes testadas anteriormente.

"Testamos 16 mutações diferentes, e nenhuma delas teve um impacto significativo (sobre a eficácia da vacina). É uma boa notícia", disse. "Isso não significa que a 17ª não terá", reforçou. 

Dormitzer afirmou ainda que outra variante encontrada na África do Sul - a E484K - também preocupa.

Novas pesquisas

Os pesquisadores planejam realizar nas próximas semanas novos testes para ter conclusões mais detalhadas sobre a eficácia da vacina contra as mutações encontradas no Reino Unido e na África do Sul.

Assuntos Relacionados