Banco de Leite disponibiliza teleconsultas para acompanhar mães e dar apoio na amamentação após alta

As consultas irão ocorrer de modo remoto durante as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, detalha a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)

Escrito por Redação ,
Legenda: Profissional do Banco de Leite Humano do HGCC realiza atendimento de Teleconsulta para mãe em processo de amamentação no Ceará
Foto: Thiago Freitas / Ascom HGCC

O processo de amamentar não é tão intuitivo quanto dizem por aí. Alguns bebês têm dificuldade de se adaptar à mama, o que pode resultar em cansaço para as mães e até em pequenas fissuras nos seios. Consciente dessa realidade, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) criou um projeto para acompanhar mulheres em amamentação após alta hospitalar por meio da teleconsulta.

A iniciativa, que teve início na manhã desta quarta-feira (4), é de responsabilidade do Banco de Leite do HGCC, ligado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e realiza o agendamento para consultas remotas de apoio às mães logo que essas saem do Hospital. 

Nesses momentos de diálogo com profissionais, que ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, as mães podem tirar dúvidas sobre como nutrir os recém-nascidos da melhor maneira. 

Legenda: Sendo acompanhada por meio da teleconsulta, Aline reforça os aprendizados da amamentação durante conversa com profissionais da saúde
Foto: Arquivo pessoal

“É um reforço do acompanhamento e estímulo da doação”, relata a atendente de creche Aline Ferreira Sabino, 27 anos, ao participar da teleconsulta na manhã de quarta. Apesar de Ana Clara, de três meses, ser sua segunda filha, a mãe se alegrou com esse apoio extra. 

Acho que isso é muito importante porque tem mães que não sabem muito bem como amamentar, tem dificuldade por serem mães de primeira viagem. Esse é um espaço de apoio para elas, que não tem muita experiência. 
Aline Ferreira
Mãe de Ana Clara

No seu caso, que já doa leite desde a sua primeira gravidez, em 2014, acredita que isso pode estimular outras mulheres a realizarem a prática.

“Decidi doar porque vi as enfermeiras dando leite para os bebês. Achei tão lindo e me motivou, porque tem muita mãe sem leite que não pode amamentar”, conclui. 

Ferramenta de suporte às mães

A médica pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano do HGCC, Dra. Rejane Santana, explica que o Hospital tem uma equipe especializada no setor da maternidade responsável para incentivar o aleitamento materno e dar apoio às mães.

O tratamento assistencial já é dado para qualquer mulher que tenha uma dúvida sobre a amamentação ou doação de leite. A teleconsulta surge, então, como mais uma ferramenta de apoio

Acho que a teleconsulta é novidade e é mais uma ferramenta para apoiar o aleitamento materno. Os bancos de leite humano são centros de apoio à amamentação e evita que a mulher tenha que vir até aqui na pandemia. É até uma ferramenta de segurança. 
Dra.Rejane Santana
Médica pediatra

Durante a conversa, os profissionais averiguam como está sendo realizada a amamentação da criança, ficando disponíveis para tirar possíveis dúvidas e até mesmo estimular o bom trabalho no caso das mulheres que estão fazendo de forma correta. 

Busca pelo suporte 

Legenda: Rede de apoio dos familiares, amigos e companheiro foi essencial para Marina conseguir lidar com os desafios vividos durante as primeiras semanas de amamentação
Foto: Arquivo pessoal

No caso da comunicadora multilinguagem Marina Holanda, 27 anos, o suporte durante seu processo de amamentação veio por meio de um grupo de mães do WhatsApp chamado “Mamas Livres”. 

Após o nascimento de seu primeiro filho, Dante, 30 de maio de 2021, começou um período de muitos desafios, porque “amamentar não é tão intuitivo como se pensa”. Contando com o apoio essencial de familiares, amigos e do companheiro, buscou ajuda no grupo de mães e conseguiu lidar com essa etapa da maternidade. 

Dois dias depois de parir, eu estava cansada e com os seios machucados, sem acreditar que amamentar tinha de ser tão sofrido. Receber ajuda com informação sobre como cuidar dessa situação foi um alento e literalmente alimento pro meu filho. 
Marina Holanda
Professora de audiovisual

O grupo que Marina faz parte desde a gestação foi formado há quatro anos por integrantes do Espaço Mãe do Corpo, no qual conta com profissionais especializadas em dar assistência humanizada para mulheres desde a gestação até a amamentação.

“Nós recebemos pouca assistência e somos empurradas pela indústria a comprar chupetas, mamadeiras, fórmulas. Nos fazem acreditar que nosso leite é fraco, ralo, insuficiente; quando na verdade é tudo que um bebê precisa”, finaliza. 

Veja também

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Durante esta semana, até o sábado (7), acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com a campanha “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. Na rede estadual de saúde, os hospitais contam com programações voltadas à temática ao longo do mês de Agosto Dourado

Neste período de incentivo ao aleitamento materno, a Sesa contará com ações como o painel de Aleitamento Materno também irá homenagear essas mães que contribuem para o Banco de Leite.

Além disso, 70 mães doadoras de leite realizarão um encontro remoto para abortar o ato de amamentar e doar, mas o resto do mês segue com blitze educativas e palestras. 

Bancos de Leite no Ceará

  • Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals: Avenida do Imperador, 545, Centro, Fortaleza - (85) 3101-5367
  • Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin: Rua Tertuliano Sales, 544-B, Vila União, Fortaleza - 0800 280-4169
  • Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza: Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza - (85) 3101-3335
  • Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte: Av. John Sanford, 1.505, Bairro Junco, Sobral - (88) 3677-9467
  • Hospital São Vicente de Paula: Av. Cel. João Coelho, 299, Centro, Barbalha - (88) 3532-7100
  • Maternidade Escola Assis Chateaubriand: Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - (85) 3366-8509
  • Hospital e Maternidade São Lucas: Rua São Benedito, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte - (88) 3511-4742
  • Hospital Geral de Maracanaú: Praça Henrique Mendes, s/n, Centro, Maracanaú - (85) 3521-5545
  • Hospital Jesus Maria José: Av. Francisco Almeida Pinheiro, 2268, Planalto Universitário - (88) 3412-0681
Assuntos Relacionados