Universidade investiga ameaça de massacre e pichação com apologia ao nazismo em Sobral

Diretório central de estudantes emitiu nota de repúdio e pediu medidas contra o ato

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
fachada da UVA em sobral
Legenda: Universidade informou que investiga o caso
Foto: Divulgação

Uma ameaça de massacre junto a pichação do símbolo da suástica, em apologia ao nazismo, foram pichados nas dependências da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Norte do Ceará. O suposto ataque foi anunciado para esta quinta-feira (16), segundo imagem que circula nas redes sociais. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Municipal de Sobral, investiga o caso. 

parede de banheiro com ameaça de massacre e suástica pichados em universidade de sobral
Legenda: Ameaça teria sido pichada em banheiro do Centro de Saúde
Foto: Divulgação

Em nota, a instituição informa que apura os fatos e garante ter acionado as autoridades, "inclusive de segurança" para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra a ameaça.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que investiga uma suposta ameaça, após a denúncia de um estudante, e pontuou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento dentro e fora do campus Betânia da UVA. A faculdade corroborou o fato e informou que os agentes de segurança começaram rondas no local. 

Veja também

 

Universidade investiga 

A UVA ainda manifestou "total repúdio às ameaças e ato de vandalismo em apologia ao nazismo, ocorridos no Centro de Ciências da Saúde - CCS". A instituição pontuou que já está em busca do autor do ato criminoso.

Segundo a faculdade, as direções e coordenações estão em diálogo com professores e alunos para pactuar, "junto com os docentes e estudantes, os cronogramas de aula nos próximos dias". 

"É inadmissível que esses atos ocorram em uma instituição pública, que sobretudo preza por um espaço de diversidade e respeito. Desta forma, repudiamos veementemente qualquer ato de intolerância e ódio propagados por ideologias cruéis, fascistas e nazistas", publicou a UVA. 

Repúdio de estudantes 

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da UVA, bem como outros centros acadêmicos, publicaram nota de repúdio ao ato "de vandalismo, apologético ao nazismo e de ameaça de massacre". 

"É inaceitável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas, principalmente, estudantes, que façam apologia a um momento tão cruel e perigoso na história mundial", escreveu O DCE.

O DCE destacou, ainda, que apologia ao nazismo "se enquadra na Lei 7.716/1989 que considera crime 'praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional'". 

Leia nota da SSPDS na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) apura as circunstâncias de uma ocorrência de uma suposta ameaça no interior do campus de uma universidade em Sobral - Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Na ocasião, um estudante registrou um Boletim de Ocorrência (BO) informando que uma mensagem com teor de ameaça foi vista na parede de um banheiro do campus, que fica no bairro Derby Clube. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também foi acionada e reforçou o policiamento tanto no interior, quanto nos arredores do campus. A Delegacia Municipal de Sobral está a cargo das investigações e realiza diligências para identificar a origem da mensagem.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados