Ceará conquista 73 das 180 vagas no vestibular do ITA; veja lista de aprovados para a 3ª fase
Candidatos de Fortaleza lideram o ranking de aprovações. Em segundo lugar aparece São José dos Campos ( SP) com 61 aprovados
Candidatos que realizaram a prova em Fortaleza conquistaram 73 das 180 vagas do vestibular 2025 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conforme divulgado pela instituição na manhã desta quinta-feira (19). O exame é considerado um dos mais difíceis do país.
O resultado repete a marca histórica de 40% das vagas totais conquistadas por cearenses, anualmente. A diferença é que este foi o primeiro vestibular com ampliação do número de vagas porque, em 2027, Fortaleza receberá o primeiro campus do ITA fora da sede, em São José dos Campos, em São Paulo.
Para o vestibular 2025, o edital previu 50 novas vagas para o ITA Ceará, divididas entre os cursos de Engenharia de Energias Renováveis (25 vagas) e Engenharia de Sistemas (25 vagas).
Ao todo, segundo a lista oficial divulgada pelo Instituto, 773 pessoas foram aprovadas na 1ª fase do vestibular. Destas, 292 eram de Fortaleza. Neste ano, a cidade também havia sido a com maior número de inscritos no país.
Veja também
Quem passou para a 3ª Fase?
O vestibular ITA 2025 ofertou 180 vagas, sendo 144 para a ampla concorrência e outras 36 aos cotistas autodeclarados negros. A classificação limite para a habilitação para a 3ª Fase é de 288 na ampla concorrência, e de 72 na cota racial.
As notas de corte para a 3ª fase foram:
- Ampla Concorrência: 7,2983
- Cota Racial: 6,3444
Conforme a lista do ITA, passaram 172 homens e apenas 8 mulheres. Destes, 70 homens e 3 mulheres são da banca de Fortaleza. Na ampla concorrência, a cidade teve 51 aprovados (35% do total), enquanto nas cotas foram 22 aprovações (61% do total).
Veja o ranking por cidade:
- Fortaleza (CE) - 73
- São José dos Campos (SP) - 61
- Goiânia (GO) - 7
- Rio de Janeiro (RJ) - 7
- Brasília (DF) - 6
- Belo Horizonte (MG) - 5
- São Paulo (SP) - 4
- Curitiba (PR) - 4
- Recife (PE) - 3
- Londrina (PR) - 2
- Florianópolis (SC) - 2
- Porto Alegre (RS) - 2
- Belém (PA) - 1
- Teresina (PI) - 1
- Vitória (ES) - 1
- Ribeirão Preto (SP) - 1
Saiba quem foi convocado neste link.
Quando ocorre a 3ª Fase?
A 3ª Fase do vestibular consiste na Comissão de Heteroidentificação e na Inspeção de Saúde. A chamada, de caráter eliminatório, deve ser no dia 12 de janeiro de 2025, presencialmente em São José dos Campos.
Entre os diversos documentos que devem ser apresentados na ocasião, estão:
- Certidão de Nascimento
- Cédula de Identidade
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de Residência
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente
- Histórico Escolar (Ensino Médio)
- Certificado de que comprove estar em dia com as vacinas antiamarílica, antitetânica, anti‐hepatite B, e tríplice viral (SCR)
- Exame toxicológico
- Laudo de Eletroencefalograma
Caso não haja interesse em efetuar matrícula, é preciso enviar a Declaração de Desistência de Matrícula por e-mail, até o dia 12 de janeiro. O resultado da etapa está previsto para 30 de janeiro.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
Quanto tempo dura o curso no ITA?
Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de 5 anos. Os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de Engenharia, e os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.
As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia. Os alunos do Curso de Graduação recebem gratuitamente, durante todo o curso, ensino e alimentação.