Turista de SP morre vítima de afogamento no Buraco Azul, em Cruz, Litoral do Ceará

Homem, natural do Guarujá, foi atendido na UPA de Jericoacoara, mas não resistiu

Escrito por Raísa Azevedo, Maristela Glaucia e Beatriz Rabelo ,
Afogamento Buraco Azul Caiçara
Legenda: Vítima foi resgatada de helicóptero após manifestação de frequentadores do local
Foto: Bruno Miranda/VC Repórter

Uilgner dos Santos Rodrigues, um turista de 30 anos, morreu vítima de um afogamento no Buraco Azul, ponto turístico localizado na zona rural do município de Cruz (Litoral Oeste do Ceará), na tarde desta segunda-feira (21). 

A vítima é natural da cidade de Guarujá, em São Paulo, e estava em viagem com a noiva, Bianca Carvalho, pela região do Litoral Oeste cearense, desde o último sábado (19). 

paisagem do buraco azul, ponto turístico do litoral oeste
Legenda: O Buraco Azul é um empreendimento localizado em Caiçara de Cruz, a 18 quilômetros de Jericoacoara
Foto: Divulgação

Nesta tarde, o casal foi passear no Buraco Azul, empreendimento a 18 quilômetros de Jericoacoara, e, segundo testemunhas, o rapaz entrou na água e acabou se afogando. A noiva acionou os salva-vidas do estabelecimento, que foram em busca de Uilgner. Turistas que estavam no local também ajudaram na busca. A vítima passou de 20 a 30 minutos dentro da água e foi encontrada ainda com vida.

turista de são paulo diante de placa com o nome de jericoacoara
Legenda: Uilgner e a noiva estavam passando férias na região de Jericoacoara
Foto: Reprodução/Instagram

Assista ao vídeo:

Confusão por falta de resgate

De acordo com apuração do Sistema Verdes Mares, uma confusão foi registrada no momento das buscas porque não havia estrutura para socorrer a vítima. O local, segundo testemunhas, não tinha carro ou ambulância para levar o turista a uma unidade de saúde.

Ainda segundo outros frequentadores, foi pedido para que um helicóptero que pertence a uma empresa de passeios fosse utilizado para socorrer a vítima, mas o responsável pelo veículo se recusou, alegando ser um transporte particular.

Veja também

Após insistência dos outros turistas, o responsável pelo helicóptero levou a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jericoacoara. Uilgner foi atendido às 14h56, mas não resistiu e veio a óbito. 

O casal pretendia ficar em Jericoacoara, onde estava hospedado em uma pousada, até o próximo dia 23.

Delegacia acompanha o caso

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "o caso é acompanhado pela Delegacia Municipal de Cruz".

A ocorrência foi atendida por equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Vítima foi atendida "de forma imediata"

Em nota divulgada nas redes sociais, na noite desta segunda, o estabelecimento Buraco Azul Caiçara lamentou o falecimento de Uilgner e reforçou que ele foi atendido "de forma imediata" pela equipe de segurança aquática do estabelecimento.

"Cabe esclarecer que a empresa que vende passeios de Helicóptero dentro do Buraco Azul não pertence e não tem nenhum vínculo com a atual administração do Restaurante, e que a mesma usa somente o terreno como heliponto e venda de passeios", ressalta o texto do estabelecimento (leia na íntegra abaixo).

Prefeitura de Cruz detalhou que o estabelecimento privado possuía "alvará de funcionamento e alvará sanitário vigentes", respeitando as condições presentes na legislação municipal.

Além disso, ressaltou que o caso foi o primeiro acidente fatal relatado junto ao referido estabelecimento. "Lamentamos profundamente a perda da vida humana em razão do citado acidente, apresentando aos familiares da vítima nossas mais sinceras condolências". 

Veja nota do estabelecimento na íntegra

Com profundo pesar, o Buraco Azul Caiçara comunica o falecimento de Uilgner Rodrigues, turista que frequentava o nosso estabelecimento, ocorrido por volta das 13h15min desta segunda-feira, 21 de Março.

A equipe de Segurança aquática do restaurante realizou de forma imediata, todo socorro e atendimento à vítima de afogamento, mas infelizmente Uilgner Rodrigues veio a óbito. Cabe esclarecer que a Empresa que vende passeios de Helicóptero dentro do Buraco Azul, não pertence e não tem nenhum vínculo com a atual administração do Restaurante, e que a mesma usa somente o terreno como heliponto e venda de passeios.

Reiteramos também, que as informações divulgadas por alguns canais de notícias, mencionando que já ocorreram outras mortes dentro do estabelecimento, são falsas.

Devido o ocorrido estaremos fechados nos próximos dias, divulgaremos uma data de abertura em breve.
A empresa Buraco Azul Caiçara lamenta a fatalidade e, neste momento de dor, está prestando todo apoio e solidariedade à família e principalmente à companheira Bianca Carvalho que o acompanhava.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados