Empresária é multada por dirigir carro com 'viseira de capacete levantada' em Fortaleza

Vanessa Rabelo recebeu a multa em junho deste ano, e tenta recorrer. AMC diz que infração foi arquivada

Escrito por Redação ,
foto de multa que empresária de fortaleza recebeu por andar com viseira de capacete levantado, mas ela dirige um carro
Legenda: Motorista foi multada por uma infração relativa a motocicletas, mas dirige um carro de modelo Ford Ka
Foto: Arquivo pessoal/reprodução YouTube

A empresária Vanessa Rabelo, de 37 anos, teve uma surpresa no mês de junho deste ano quando foi multada pela Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) sob a justificativa de que estaria conduzindo uma motocicleta com a viseira do capacete levantada. A questão, entretanto, é que ela estava dirigindo um carro modelo Ford Ka, e não uma moto.

Vanessa foi autuada no dia 29 de maio na avenida Paulino Rocha, e tentou recorrer, mas ainda segue com a multa ativa.

Nesta terça-feira (5), contudo, procurada pelo Diário do Nordeste, AMC afirmou que o "auto de infração foi arquivado pelo próprio órgão e seu registro considerado insubsistente".

"Quanto eu vi fiquei sem entender. Como assim, andar sem capacete no carro? Tive que conferir se estava no meu nome, olhei a placa do veículo, o modelo. E quando vi que estava tudo correto nos meus dados e do veículo, a reação de início foi rir. Depois já fiquei pensando na chateação que seria para resolver isso", relembra Vanessa.

multa de empresária de fortaleza que autuada por andar com viseira de capacete levantada enquanto dirigia carro
Legenda: Empresária foi multada por andar com viseira de capacete levantada enquanto dirigia um carro
Foto: Arquivo pessoal

A infração apontada pela AMC descreve que a motorista teria conduzido uma moto sem capacete de segurança "em desacordo com regulamentação do Contran".

A multa possui o valor de R$ 244, uma infração média, que também prevê a perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Veja também

Multa ativa causa preocupação

Apesar de AMC afirmar que o processo foi arquivado, a cobrança segue em aberto no sistema para Vanessa. Ela checou a situação no sistema da Carteira Digital na tarde desta terça (5) e a multa ainda consta como "Infração vencida". 

captura de tela de multa que motorista de carro levou por andar com capacete de motocicleta sem viseira
Legenda: Multa segue aparecendo para a condutora
Foto: Arquivo pessoal

A empresária relata que recorreu desde o dia 17 de junho, quando anexou todos os documentos comprobatórios no Sistema de Protocolo Único (SPU) da Prefeitura. Após isso, houve algumas movimentações até o dia 29 do mesmo mês, quando a solicitação mudou para "tramitando". 

Desde então, não houve modificação no processo, e Vanessa reclamou por meio de ouvidoria e um e-mail da AMC. Ela foi informada que sua solicitação seguia em análise e não havia previsão, e ainda que esses casos demoram de 30 dias a um ano para serem julgados. 

Com a multa em aberto, ela relata que teme ter o carro apreendido. "Minha maior preocupação é que este é o único carro a minha família. Que utilizo tanto para trabalho, levar minha filha à escola e lazer. Minha preocupação é ser parada numa Blitz e ter meu veículo apreendido por conta de uma multa como essa", comenta.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados