Temporada de ventos fortes pode prejudicar a pele e os cabelos; saiba como se prevenir dos danos

Aproveitar os "bons ventos" para praticar esportes ao ar livre requer proteção e hidratação caprichada, da cabeça aos pés

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@svm.com.br
surf
Legenda: Temporada de ventos exige mais cuidados com cabelos e pele. Acima, registro de setembro de 2019, pré-pandemia. Atualmente, o uso de máscara é obrigatório
Foto: Kid Júnior

Quem pratica esportes ao ar livre na "estação dos ventos" precisa ter a consciência de que a proteção da pele, dos olhos, dos lábios e dos cabelos deve ser redobrada. “O ressecamento das áreas expostas é o principal efeito causado na pele pelo vento”, afirma a dermatologista Viviane Vasconcelos.

Veja também

O vento forte reduz a sensação de calor na pele, o que pode levar ao descuido no tempo correto de reaplicação do protetor solar. A depender do lugar da prática esportiva, esse vento também pode prejudicar a pele e as vias respiratórias com uma quantidade maior de fuligem e outros poluentes do ar.

“Quem pedala na ciclofaixa está exposto à poluição dos carros, poeira e fuligem. Os surfistas ou kitesurfistas estão num ambiente de ar puro, mas expostos à maresia e à água do mar", exemplifica a médica.

Prevenção

Na lista de cuidados para evitar danos graves na pele, a exemplo de queimaduras, é fundamental incluir o protetor solar com hidratantes e FPS 50. Dê preferência as fórmulas que contêm antioxidantes, pois eles ajudam a combater os radicais livres gerados na pele.

Vestimentas com proteção UV (ultravioleta), que cobrem a maior parte do corpo, também são recomendadas na prevenção de danos na pele. "Ao finalizar a atividade, o banho pode ser realizado com sabonete hidratante ou, após a ducha, aplica-se óleo hidratante. Evitar banhos prolongados e com água muito quente, favorece a saúde e hidratação da pele", destaca a dermatologista Viviane Vasconcelos.

Olhos e lábios merecem atenção especial. Dependendo do esporte, a visão deve ser protegida com óculos solares ou capacete com visor. Os lábios, além do protetor solar, agora contam com a proteção da máscara, acessório indispensável no “novo normal”. E, acima de todos os cuidados, é essencial beber bastante água para se manter hidratado, de acordo com Viviane.

Danos capilares

Nos cabelos, os fortes ventos podem provocar a quebra dos fios e a formação de frizz. Para evitar esses danos, é necessário manter uma rotina de cuidados.

A hidratação é uma medida essencial de proteção dos fios expostos. “Fortificar os fios é a melhor maneira de evitar os danos neste momento de muitos ventos”, comenta a cabeleireira Rita Avelino. O procedimento pode ser realizado em casa com produtos específicos, porém, nos casos de danos mais profundos, a especialista recomenda a busca de um profissional. “Uma análise especializada pode tornar o tratamento mais rápido e eficaz”, comenta.

Outro método simples e eficaz é investir em acessórios e penteados, que deixam os cabelos mais protegidos em situações com muito vento. “É o momento de usar a criatividade, seja fazendo uma trança mais elaborada, um rabo de cavalo ou um simples coque. Para quem deseja tornar o visual mais estiloso e proteger os fios ao mesmo tempo, usar chapéu é uma alternativa, seja em um fim de semana na praia ou até mesmo na rotina”, comenta.

No fim do dia, é necessário ainda ter cautela na hora de pentear e retirar possíveis nós que se formaram nos fios. “Às vezes, o cansaço ou a pressa fazem com que o ato de pentear seja feito de forma mais grosseira. Quando se frequenta locais com muitos ventos, a tendência de criar embaraçados e nós é maior. Invista um tempo em pentear com mais delicadeza e com a ajuda de produtos adequados, principalmente se o fio do seu cabelo for mais fino”, finaliza Rita.

Nos cuidados com o cabelo nesse período de ventos fortes, a dermatologista Viviane Vasconcelos pontua ainda sua experiência como ciclista e os efeitos capilares provocados pelo fator natural. “Pedalo em local de ar puro, pouco carro passando. Mas o vento resseca minha pele demais. Os cabelos ficam como palha. Se prendo, o suor acumula no couro cabeludo".

Por isso, ela destaca a importância de usar um leave-in (creme sem enxágue), com proteção térmica e ultravioleta. Após o esporte, o ideal é lavar o cabelo com linhas de xampu e hidratantes recomendados por profissionais. Por último, "o uso de suplementação com nutracêuticos contendo vitaminas, antioxidantes e, polypodium leucotomas, que também ajudam no combate aos danos causados aos fios por esse tipo de exposição", recomenda Viviane.


 

Assuntos Relacionados