Shows de artistas locais e visitantes marcam o fim de semana do projeto "Férias na PI"

O evento, realizado desde o último dia 5 na Praia de Iracema, segue com a programação até 27 de janeiro

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@diariodonordeste.com.br

O encontro do veterano Hermeto Pascoal (AL), Saulo Duarte (PA) e Curumin (SP) movimenta a programação artística do "Férias na PI" neste fim de semana. Cada um com seu show, o trio se apresenta a partir das 17h deste sábado (12), no palco da Praia do Lido (Crush). A segunda edição do projeto segue hoje e domingo (13). Realizado desde o último dia 5, o evento traz shows, palestras, oficinas, atividades físicas e infantis para o Centro Cultural Belchior, Ponte Velha (Poço da Draga) e Praia do Lido, na Praia de Iracema.

No Aterrinho da Praia de Iracema, haverá a sequência do programa "Viva Mais" de atividades físicas, iniciado no fim de semana passado. O acesso é livre e gratuito. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, Saulo (voz e guitarra) situa que o parceiro Curumin (bateria), além de apresentar o trabalho solo, integrará sua banda de apoio. Zé Nigro (baixo) e Pepe Cisneros (teclados) completam a formação local.

"A tônica do show é o 'Avante Delírio' (disco lançado em setembro passado). Mas vou tocar um apurado dos primeiros discos", observa o artista, sobre a discografia do projeto Saulo Duarte & a Unidade. Apesar da parceria com Curumin (autor de "Boca", eleito pela Associação Paulista dos Críticos de Arte como o melhor disco de música brasileira em 2017), Saulo Duarte fará um show independente da apresentação do "mago" Hermeto Pascoal.

"Trabalhamos até com produtores em comum e nos conhecemos pessoalmente, mas cada um fará seu show", esclarece Saulo. Radicado em São Paulo (SP), o artista paraense está em Fortaleza desde dezembro do ano passado. "Meio fortalezense", ele viveu 12 anos na capital cearense. E a família materna ainda mora na cidade. Com o lançamento de "Avante Delírio", o compositor evidencia como o novo repertório sinaliza uma reaproximação à estética do Norte e do Nordeste - suas duas referências de raiz.

"Quis colocar o violão de nylon em evidência, dessa vez. Nos discos com a Unidade (de 2012 a 2016) fiz um movimento de absorver a atmosfera paulistana e desaguar isso no som. O Avante faz um retorno (às raízes)", pondera Saulo.

Legenda: Nascido em Belém do Pará, Saulo Duarte circula pela cena cearense e mantém contato com a família em Fortaleza
Foto: Foto: Paola Alfamor

Para o artista, Fortaleza sempre foi celeiro de músicos criativos, mas o suporte do poder público ao cenário de música autoral tem crescido recentemente, além dessa efervescência criativa. "Morei aqui 12 anos e vejo que, hoje, a cidade passa por um dos seus melhores momentos, em relação à cultura. Com os projetos do (Centro) Dragão do Mar, Porto Iracema, Centro Cultural Belchior. Antes faltava esse suporte burocrático, hoje não", identifica Saulo Duarte.

Sobre a programação do "Férias na PI", Saulo observa que existe uma troca saudável entre artistas locais e convidados de outros estados. "E você tem nesses últimos três, quatro anos, discos maravilhosos lançados aqui. Criação de selos, um movimento que quando eu saí de Fortaleza era impensável", enfatiza o músico paraense.

Saulo Duarte coloca que grandes eventos como o Festival Maloca Dragão estimulam a cena autoral a produzir e a lançar seus materiais. Para além da ação do poder público, o paraense reverencia o papel de espaços da noite fortalezense que também acolhem a produção cearense, a exemplo do Salão das Ilusões (Centro) e do Mambembe (Praia de Iracema).

Coro

O músico Pedro Madeira, bandolinista e diretor musical da Orquestra Popular do Nordeste (CE), faz coro ao ponto de vista de Saulo Duarte. Ele acrescenta como o público da cidade, enfim, tem valorizado a produção local. "Pesquiso a cultura daqui e vejo que há muito tempo você tinha aquela coisa de o público só valorizar o que vem de fora, desde o tempo da Belle Époque em Fortaleza (1850-1925). Essa situação tem mudado", percebe Pedro.

A Orquestra Popular do Nordeste é uma das atrações musicais na programação do "Férias na PI" neste domingo, a partir das 17h, na Praça Iracema de Brincar (Rua dos Tabajaras). Surgido no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o grupo ainda reúne Michael Rodriguez (bateria), Hermano Bezerra (contrabaixo), Pedro Ernesto (violão de sete cordas), Lauro Viana (cavaquinho), Gabriel Padron (violino), Paulinho Lima (violino), Marcílio Brito (viola), Juliana Aragão (violoncelo), Bruno Vasconcelos (percussão), Mateus Farias (flauta) e Giltácio Santos (clarinete)

Inédito

Para o próximo dia 30, no Cineteatro São Luiz (Centro), a orquestra prepara um show inédito. "O Canto da Jandaia" foi agraciado com o prêmio "Culturas Populares 2018", projeto do Ministério da Cultura (recém-extinto pelo presidente Jair Bolsonaro).

Neste domingo, no entanto, o grupo apresentará um repertório da mesma linha de pesquisa desde a sua fundação, repleto de compositores cearenses. Com exceção de Radamés Gnattali (RS), um dos precursores da junção entre a música erudita e a popular no Brasil, o cancioneiro traz composições de autores locais como Carlinhos Patriolino, Tarcísio Sardinha e José Menezes (1921-2014).

"Dia 30, a gente vai ter participação do Thiago Almeida, do Paulo Bellini. E uma pesquisa que inclui a obra de autores cearenses, desde o Alberto Nepomuceno, o Lauro Maia, até compositores contemporâneos, músicas minhas também", situa Pedro Madeira.

Serviço 
2º Férias na PI 

A programação acontece neste sábado (12) e domingo (13), a partir das 6h, em diversos espaços da Praia de Iracema. O evento segue durante todos os fins de semana do mês, até o próximo dia 27. Acesso gratuito. 

Programação

Sábado (12)
6h às 10h e 16 às 18h30, no Aterrinho da Praia de Iracema
Viva Mais (corrida, caminhada e alongamento)

14h, no Palco Belchior (Centro Cultural Belchior, Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema) 
Festival É sal/Produtos do Morro (CE) e Banda Murmurando (CE)

17h, no Palco da Praia do Lido/Crush 
Shows com Hermeto Pascoal (AL), Saulo Duarte (PA) e Curumin (SP)

Domingo (13)
6h às 10h e 16 às 18h30, no Aterrinho da Praia de Iracema
Viva Mais (corrida, caminhada e alongamento)

15h, na Ponte Velha/Poço da Draga
Coletivo Tertúlia Black Vândala convida B Negão (DJ set)

16h, na Praça Iracema de Brincar (próximo ao Tabajara Flat, Rua dos Tabajaras, 471, Praia de Iracema)
Shows com Orquestra Popular do Nordeste (CE) e Urubububu (CE), com atividades infantis

 

Assuntos Relacionados