Musical que homenageia Vicença Soledade, sambista do Bom Jardim, tem apresentações gratuitas no CCBJ

"Samba da Vicença" aborda temas como racismo, feminismo e música a partir da história da artista

Escrito por Redação ,
Espetáculo 'Samba da Vicença' homenageia trajetória da sambista moradora do Bom Jardim
Legenda: Espetáculo 'Samba da Vicença' homenageia trajetória da sambista moradora do Bom Jardim
Foto: Marieta Rios / Divulgação

Homenagem à sambista Vicença Soledade, moradora do Bom Jardim que encontrou na música um espaço de expressão, o espetáculo "Samba de Vicença" chega ao bairro da artista em apresentações gratuitas nesta sexta-feira (10) e sábado (11). O musical, que mistura teatro, música e dança, ganha o palco do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

A obra é uma reverência à história da piauiense Vicença Soledade de Almeida, que aos 64 anos desponta como uma artista de expressão do bairro, no qual vive desde os anos 1970.  As apresentações contam com tradução e interpretação para LIBRAS.

Veja também

Ligada ao samba desde a infância, Vicença conseguiu se expressar a partir do ritmo somente quando a filha, Flávia Soledade — também instrumentista e diretora musical do espetáculo —, começou a trabalhar na área. A homenageada, atualmente, é integrante do grupo Criarte, formado por mulheres de bairros que compõem o território do Grande Bom Jardim. 

No repertório, sambas e cânticos sagrados afro-brasileiros dão o tom, com composições de figuras como Capinam, João Nogueira, Chico Buarque e Janet de Almeida. Além da parte musical, o espetáculo conta ainda com expressões de dança contação de histórias, tudo em prol de destacar a multiplicidade da luta feminista das periferias.

Espetáculo une música, dança e teatro
Legenda: Espetáculo une música, dança e teatro
Foto: Marieta Rios / Divulgação

Vicença compõe o elenco da obra, que conta ainda com as cantoras Auri D’yruá, Nega Lu, Patricia Trajano e Vládia Soledade, instrumentiras Flávia Soledade (percussão e direção musical), Gaby Bastos (percussão), Kássia Oliveira (percussão), Mona Mendes (cordas), Jajá Aquino (percussão), Joyce Farias (cordas) e Nara Whistler (trompete), a bailarina Alyne Ewelyn e a atriz Doroteia Ferreira.

Entre as participações cênicas, estão Mãe Didi de Xangô, Nayra Sophia, Nayana Santos, Mestra Pequena (capoeira e maculelê) e Instrutora Matraka (capoeira e maculelê). A produção é dirigida por Cris Faustino e tem apoio das secretarias municipal de Fortaleza e estadual do Ceará.

Samba da Vicença

  • Quando: sexta-feira (10) e sábado (11), às 19 horas
  • Onde: Centro Cultural Bom Jardim
  • Entrada gratuita.
  • Mais informações: @sambadavicenca
Assuntos Relacionados